Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O poder dos dados no jornalismo digital: o caso do jornal Expresso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Vanessa_Sousa.pdf2.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Se há poder que o jornalismo tem é o de se moldar às circunstâncias, às adversidades, aos avanços tecnológicos, a novos meios de transmissão de informação. Da sua adaptação à Internet nasce o jornalismo digital, que, por um lado, traz uma série de possibilidades, mas, por outro, cria um ambiente de instabilidade que abala a credibilidade do jornalismo. E da necessidade de compreender os biliões de dados que todos os dias são gerados no meio digital floresce o jornalismo de dados. Esta prática, que extrai histórias de uma avalanche de dados, tornou-se numa nova tendência jornalística internacional. Já são vários os media a integrar o jornalismo de dados nas suas redações. E o jornal Expresso não é exceção. Tendo em vista a compreensão deste fenómeno, os seis meses de estágio no Expresso Digital, as leituras, as entrevistas e os questionários – compilados no presente relatório – procuram explorar as mudanças que a integração do jornalismo de dados gera nesta redação, nas rotinas produtivas dos seus jornalistas e na perceção dos leitores. As variações identificadas permitem, num segundo momento, refletir sobre o poder que os dados têm – ou podem ter – no seio digital e sobre o seu efeito regenerador da identidade e credibilidade jornalística. Para os jornalistas do Expresso, os dados promovem a descoberta de informação nova e potencializam a vertente multimédia do digital. E para os leitores, os dados podem melhorar a exatidão das histórias e, sobretudo, reanimar a sua confiança no jornalismo.

Description

Keywords

Digital Internet Tecnologias Sistemas de informação Jornalismo de dados Bases de dados Jornal Expresso

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue