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Authors
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Abstract(s)
Parece consensual na literatura que a Perturbação de Hiperatividade e Défice de
Atenção (PHDA) é das perturbações neurocomportamentais mais diagnosticadas, a que
mais afeta a população em idade escolar.
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa feita acerca da PHDA, uma
perturbação que afeta a vida social e académica de muitas crianças e adolescentes. Os
tópicos referidos são a definição de PHDA, os seus sintomas e consequências para o
aluno, a forma como a escola, professores e pais deveriam lidar com esta desordem para
proporcionarem aos alunos um progresso positivo no seu programa educativo e
terapêutico. A criança, a PHDA, problemas de aprendizagem e outras comorbidades são
também abordadas dado que estes aspetos influenciam não só o processo de diagnóstico
mas também o tratamento da PHDA. É ainda fornecida informação acerca dos
diferentes métodos de diagnóstico usados na avaliação da PHDA. Num segundo
capítulo abordaremos a importância do jogo nas crianças hiperativas, apresentando de
uma forma sucinta, a definição de jogo, a sua origem e valor. É ainda feita uma
abordagem à sua pedagogia e psicologia, bem como são apresentados alguns jogos a
realizar com crianças hiperativas.
Na segunda parte deste trabalho é apresentada a parte experimental, onde foi realizado
um questionário a professores de primeiro ciclo, segundo ciclo e educadores de infância.
Neste foram feitas várias perguntas sobre a PHDA, bem como a importância do jogo
nesta síndrome. O objetivo prende-se em saber se os professores e educadores acham
que o jogo ajuda as crianças com PHDA a tornarem-se seres mais bem-dispostos e
rentáveis quer na escola ou em contexto social.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Hiperatividade Família Professor Jogo