Repository logo
 
Publication

Qual a perceção dos professores de primeiro e segundo ciclo e educadores de infância sobre a importância do jogo para a intervenção em alunos com hiperatividade?

dc.contributor.authorRamos, Ana Sofia Silva
dc.date.accessioned2012-10-24T11:07:05Z
dc.date.available2012-10-24T11:07:05Z
dc.date.issued2012-09
dc.description.abstractParece consensual na literatura que a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) é das perturbações neurocomportamentais mais diagnosticadas, a que mais afeta a população em idade escolar. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa feita acerca da PHDA, uma perturbação que afeta a vida social e académica de muitas crianças e adolescentes. Os tópicos referidos são a definição de PHDA, os seus sintomas e consequências para o aluno, a forma como a escola, professores e pais deveriam lidar com esta desordem para proporcionarem aos alunos um progresso positivo no seu programa educativo e terapêutico. A criança, a PHDA, problemas de aprendizagem e outras comorbidades são também abordadas dado que estes aspetos influenciam não só o processo de diagnóstico mas também o tratamento da PHDA. É ainda fornecida informação acerca dos diferentes métodos de diagnóstico usados na avaliação da PHDA. Num segundo capítulo abordaremos a importância do jogo nas crianças hiperativas, apresentando de uma forma sucinta, a definição de jogo, a sua origem e valor. É ainda feita uma abordagem à sua pedagogia e psicologia, bem como são apresentados alguns jogos a realizar com crianças hiperativas. Na segunda parte deste trabalho é apresentada a parte experimental, onde foi realizado um questionário a professores de primeiro ciclo, segundo ciclo e educadores de infância. Neste foram feitas várias perguntas sobre a PHDA, bem como a importância do jogo nesta síndrome. O objetivo prende-se em saber se os professores e educadores acham que o jogo ajuda as crianças com PHDA a tornarem-se seres mais bem-dispostos e rentáveis quer na escola ou em contexto social.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/2588
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectJogopor
dc.titleQual a perceção dos professores de primeiro e segundo ciclo e educadores de infância sobre a importância do jogo para a intervenção em alunos com hiperatividade?por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TrabalhodeMestrado.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: