Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O advento das redes sociais e a Polícia de Segurança Pública: Uma nova estratégia de comunicação na era da informação

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente investigação tem como principal objetivo analisar em que medida é que a presença da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas redes sociais da Internet, e mais concretamente no Facebook, contribui para promover a imagem institucional da organização, para aumentar a proximidade ao cidadão e para exponenciar a qualidade do serviço prestado por esta força policial, no contexto da atual Sociedade em Rede/da Informação, em que os cidadãos, as empresas e as instituições públicas exercem, cada vez mais, as suas atividades, de forma permanente e em tempo real, conetados em rede no ciberespaço. Neste sentido, com o intuito de dar resposta ao objetivo enunciado, foram analisados os conteúdos produzidos e partilhados no biénio 2015-2016 pela PSP na sua página no Facebook e, numa perspetiva comparativa a nível europeu e internacional no mesmo período, aqueles que foram produzidos e partilhados pela London Metropolitan Police (Reino Unido) e pela Police Nationale (França) nas respetivas páginas naquela rede social. Foi também analisada a cobertura noticiosa dada pelos media de língua portuguesa na WWW aos conteúdos produzidos e partilhados pela PSP no Facebook, foram entrevistados elementos policiais ligados ao Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção Nacional da PSP e foram aplicados dois questionários com vista a avaliar, de um ponto de vista qualitativo, a perceção das pessoas em relação à presença da PSP na mencionada plataforma de sociabilidade: um questionário a uma amostra não representativa de utilizadores da Internet e outro questionário a uma amostra representativa, aleatória e estratificada, de alunos do 1.º ao 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Policiais do ISCPSI. Por fim, foi também analisada a atual Política de Informação da PSP. Os resultados obtidos apontam para uma avaliação positiva da presença da PSP nas redes sociais, e mais concretamente no Facebook, em termos de promoção da imagem da organização e de aumento da proximidade ao cidadão e da qualidade do serviço prestado por esta força de segurança.
The main objective of the present investigation is to analyze the extent to which the presence of the Polícia de Segurança Pública (PSP) in social networks of the Internet, and more specifically in Facebook, contributes to promote the institutional image of the organization, to increase the proximity to the citizens and to improve the quality of the service provided by this police force, in the context of the current Network/Information Society, in which citizens, businesses and public institutions are increasingly exercising their activities, on a permanent basis and in real time, networked in cyberspace. In this sense, in order to respond to the stated objective, the content produced and shared in the 2015-2016 biennium by the PSP on its Facebook page was analyzed and, from a comparative perspective at European and international level in the same period, it was also analyzed the content produced and shared by the London Metropolitan Police (UK) and the Police Nationale (France) on their pages on the mentioned social network. We also analyzed the news coverage given by the Portuguese language media on the WWW to the content produced and shared by the PSP on Facebook and interviewed police elements linked to the Office of Press and Public Relations of the National Directorate of PSP. Two questionnaires were also applied to assess from a qualitative perspective the people's perception of the presence of the PSP on the social network Facebook: one questionnaire to a non-representative sample of Internet users and another questionnaire to a random and stratified representative sample of students from the 1st to the 5th year of the ISCPSI Integrated Master's Degree in Police Sciences. Finally, the current Information Policy of the PSP was also analyzed. The results obtained point to a positive evaluation of the presence of the PSP in the social networks, and more specifically in Facebook, in terms of promoting the image of the organization and increasing both the proximity to the citizens and the quality of the service provided by this this security force.

Description

Keywords

Polícia de Segurança Pública tecnologias de informação e de comunicação Sociedade em Rede/da Informação dinâmicas tecnológicas Facebook estratégias comunicacionais imagem institucional proximidade ao cidadão qualidade do serviço

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License