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Abstract(s)
No seguimento do estágio curricular realizado na empresa Netgócio, o presente relatório visou apurar se os chatbots representam uma boa aposta enquanto solução digital para implementar na carteira de serviços digitais da empresa. A crescente utilização de equipamentos móveis torna, inevitavelmente, o consumidor mais móvel. Quando viaja, quando faz compras ou até mesmo quando está no escritório, é-lhe permitido realizar transações muito facilmente, e surge assim a necessidade de introdução de novas soluções digitais, de forma a potenciar os resultados das empresas e destacando-se pela oferta de serviços inovadores. Devido também, ao aumento da utilização de aplicações de chat é expectável a alteração do comportamento de compra do consumidor, potenciando assim o m-commerce. Foi então proposta uma revisão de literatura que possui como grandes temas o marketing digital, o consumidor digital e o omnicanal. Nesta investigação aplicou-se uma metodologia quantitativa, através da distribuição de questionários pré-preenchidos. O objetivo é comprovar através do modelo de aceitação de tecnologias, quais as dimensões mais valorizadas na adoção dos chatbots, e qual o comportamento do consumidor face a este mesmo serviço. Foi possível verificar que as dimensões que mais influenciam a atitude face à utilização dos chatbots é a compatibilidade e a atitude face à publicidade móvel. Estes mesmos resultados demonstram ainda uma atitude e uma intenção comportamental neutra face a esta solução digital. A aposta nos chatbots torna-se assim um importante fator de diferenciação para a Netgócio, permitindo a disponibilização deste serviço numa fase embrionária.
Description
Keywords
Marketing Digital Consumidor Digital Experiência do utilizador Omnicanal Chatbots.