Repository logo
 
Publication

Shopping assistant chatbots : uma nova solução digital para a empresa netgócio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCasais, Beatriz
dc.contributor.authorAraújo, Tiago
dc.date.accessioned2018-10-17T17:56:56Z
dc.date.available2018-10-17T17:56:56Z
dc.date.issued2018-09-20
dc.description.abstractNo seguimento do estágio curricular realizado na empresa Netgócio, o presente relatório visou apurar se os chatbots representam uma boa aposta enquanto solução digital para implementar na carteira de serviços digitais da empresa. A crescente utilização de equipamentos móveis torna, inevitavelmente, o consumidor mais móvel. Quando viaja, quando faz compras ou até mesmo quando está no escritório, é-lhe permitido realizar transações muito facilmente, e surge assim a necessidade de introdução de novas soluções digitais, de forma a potenciar os resultados das empresas e destacando-se pela oferta de serviços inovadores. Devido também, ao aumento da utilização de aplicações de chat é expectável a alteração do comportamento de compra do consumidor, potenciando assim o m-commerce. Foi então proposta uma revisão de literatura que possui como grandes temas o marketing digital, o consumidor digital e o omnicanal. Nesta investigação aplicou-se uma metodologia quantitativa, através da distribuição de questionários pré-preenchidos. O objetivo é comprovar através do modelo de aceitação de tecnologias, quais as dimensões mais valorizadas na adoção dos chatbots, e qual o comportamento do consumidor face a este mesmo serviço. Foi possível verificar que as dimensões que mais influenciam a atitude face à utilização dos chatbots é a compatibilidade e a atitude face à publicidade móvel. Estes mesmos resultados demonstram ainda uma atitude e uma intenção comportamental neutra face a esta solução digital. A aposta nos chatbots torna-se assim um importante fator de diferenciação para a Netgócio, permitindo a disponibilização deste serviço numa fase embrionária.pt_PT
dc.identifier.tid201984016pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24343
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectConsumidor Digitalpt_PT
dc.subjectExperiência do utilizadorpt_PT
dc.subjectOmnicanalpt_PT
dc.subjectChatbots.pt_PT
dc.titleShopping assistant chatbots : uma nova solução digital para a empresa netgóciopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tiago_araújo.pdf
Size:
840.6 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: