Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.61 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino da Língua Portuguesa continua a estar na ordem do dia, com
níveis elevados de insucesso por parte dos alunos, tanto na avaliação interna
das escolas, como nos exames, e reflectidos também nos estudos
internacionais, situação que nos motivou a aprofundar o quadro teórico sobre
as estratégias de aprendizagem da língua materna.
Perante a nossa realidade profissional, elaborámos este estudo, de
natureza qualitativa, que pretende constatar as causas e/ou motivos do
insucesso escolar em Língua Portuguesa e desenvolver um Projecto de
Intervenção para minimizar as dificuldades de cinco alunos do 4.º ano.
Inicialmente, recolhemos informação de documentos, elaborámos os
documentos para a recolha dos dados e planificámos as actividades a
desenvolver durante o Projecto de Intervenção. Posteriormente, aplicámos
inquéritos, realizámos entrevistas e uma observação. No final do ano lectivo,
realizámos inquéritos aos alunos e uma observação com a finalidade de
compreender o impacto que teve este projecto e se as estratégias foram as
mais adequadas para os levar ao sucesso escolar.
Description
Keywords
Aprendizagem da língua portuguesa Insucesso escolar Estratégia da aprendizagem