Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.1 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A formação contínua em enfermagem é uma das estratégias em uso para garantir a
qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem.
Devido à evolução e inovação tecnológica torna-se premente a modificação e atualização
das estratégias e ferramentas pedagógicas em uso. É neste âmbito que a simulação
imersiva virtual (SIV) tem vindo a ganhar relevância.
Contudo, pouco se conhece sobre a utilização e o impacte da SIV na formação contínua em
enfermagem, bem como a utilidade, facilidade e intenção percebida pelos enfermeiros
para a sua utilização.
Com esta dissertação pretendíamos dar resposta a dois objetivos: o primeiro de conhecer o
estado da arte relativo à efetividade da SIV, na formação contínua em enfermagem e, o
segundo, de conhecer a facilidade, utilidade percebida e intenção para a utilização de um
simulador imersivo virtual na formação contínua em enfermagem.
Para dar resposta ao primeiro objetivo realizamos uma revisão sistemática da literatura
(RSL) com base no modelo conceptual da Cochrane.
A RSL permitiu clarificar que a simulação imersiva virtual contribui para a melhoria do
conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da
performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da
aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros.
Para dar resposta ao segundo objetivo realizamos um estudo exploratório descritivo,
transversal, de carácter quantitativo, em que participaram 50 enfermeiros de um serviço
de urgência de um Hospital do Minho. Na recolha de dados utilizamos um questionário com
recurso a uma escala de Likert de 10 pontos.
Neste estudo os enfermeiros percecionaram uma média de 8,75 (SD±1,32) na facilidade,
uma média de 8,8 (SD±1,12) na utilidade e um valor médio de 8,37 (SD±1,45) na intenção
para a utilização do simulador imersivo virtual na formação contínua de enfermagem.
Os resultados obtidos revelam a aceitação, satisfação, facilidade, utilidade e intenção dos
enfermeiros para utilizarem a simulação imersiva virtual enquanto estratégia pedagógica
na formação contínua em enfermagem.
Description
Keywords
Simulação imersiva virtual Formação contínua Enfermagem