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Simulação imersiva virtual na formação contínua em enfermagem: Estudo desenvolvido num hospital do Minho

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorMachado, Paulo Alexandre Puga
dc.contributor.authorMarques, Diana Manuel Pereira
dc.date.accessioned2018-04-23T10:27:57Z
dc.date.available2018-04-23T10:27:57Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.description.abstractA formação contínua em enfermagem é uma das estratégias em uso para garantir a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem. Devido à evolução e inovação tecnológica torna-se premente a modificação e atualização das estratégias e ferramentas pedagógicas em uso. É neste âmbito que a simulação imersiva virtual (SIV) tem vindo a ganhar relevância. Contudo, pouco se conhece sobre a utilização e o impacte da SIV na formação contínua em enfermagem, bem como a utilidade, facilidade e intenção percebida pelos enfermeiros para a sua utilização. Com esta dissertação pretendíamos dar resposta a dois objetivos: o primeiro de conhecer o estado da arte relativo à efetividade da SIV, na formação contínua em enfermagem e, o segundo, de conhecer a facilidade, utilidade percebida e intenção para a utilização de um simulador imersivo virtual na formação contínua em enfermagem. Para dar resposta ao primeiro objetivo realizamos uma revisão sistemática da literatura (RSL) com base no modelo conceptual da Cochrane. A RSL permitiu clarificar que a simulação imersiva virtual contribui para a melhoria do conhecimento, para o desenvolvimento de competências profissionais, para a melhoria da performance, para o aumento da satisfação, facilidade de compreensão, perceção da aprendizagem e pensamento crítico dos enfermeiros. Para dar resposta ao segundo objetivo realizamos um estudo exploratório descritivo, transversal, de carácter quantitativo, em que participaram 50 enfermeiros de um serviço de urgência de um Hospital do Minho. Na recolha de dados utilizamos um questionário com recurso a uma escala de Likert de 10 pontos. Neste estudo os enfermeiros percecionaram uma média de 8,75 (SD±1,32) na facilidade, uma média de 8,8 (SD±1,12) na utilidade e um valor médio de 8,37 (SD±1,45) na intenção para a utilização do simulador imersivo virtual na formação contínua de enfermagem. Os resultados obtidos revelam a aceitação, satisfação, facilidade, utilidade e intenção dos enfermeiros para utilizarem a simulação imersiva virtual enquanto estratégia pedagógica na formação contínua em enfermagem.pt_PT
dc.identifier.tid201893436pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22508
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSimulação imersiva virtualpt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.titleSimulação imersiva virtual na formação contínua em enfermagem: Estudo desenvolvido num hospital do Minhopt_PT
dc.title.alternativevirtual immersive simulation in nursing continuous education: Study developed at a hospital from Minhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Enfermagem do Porto
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgicapt_PT

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SIV na Formação Contínua em Enfermagem_estudo desesnvolvido num hospital do minho_DIANA MARQUES - 24-01.pdf
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