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Authors
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Abstract(s)
os jogos de Tabuleiro são artefactos que acompanham a
humanidade desde as civilizações mais antigas. Objetos de
coleção, entretenimento e de educação, são também simula-
ções de práticas sociais. Ao longo da evolução tecnológica,
os Jogos de Tabuleiro tornaram-se visualmente complexos,
utilizando diferentes mecanismos gráficos para comunicar
com o jogador a sua mecânica de jogo.
A existência de vários símbolos/signos gráficos no objeto de
estudo, torna possível a sua integração como tema de investigação
no campo de trabalho do Design de Comunicação,
na medida que a sua função é essencial, para que a mecânica
do jogo possa ser entendida e operacionalizada corretamente
pelos indivíduos.
Deste modo, o tabuleiro de um jogo é um suporte gráfico,
com o qual o jogador interage e onde a informação da
mecânica é transmitida visualmente através de um pequeno
conjunto de regras. Este suporte, comporta necessariamente
um conjunto de elementos visuais que tornam a mensagem
visível, sendo esta constituída por várias camadas de informação.
A investigação apresentada neste documento incide
precisamente nestes layers.
O presente trabalho encontra-se divido em três fases: a fase
inicial consiste na pesquisa das referências históricas do
tema. A segunda fase procura compreender as mecânicas
subjacentes aos jogos, e os elementos que o definem como
jogo de tabuleiro. A terceira e última fase reflete a confluência
da primeira e da segunda etapa da presente pesquisa,
correspondendo à observação, registo e análise de um grupo
de jogos com o intuito de compreender o seu funcionamento
sob o ponto de vista visual, adquirindo informação através da
desconstrução e análise visual dos jogos.
O objetivo é analisar e identificar os sistemas de comunicação
visual que os Jogos de Tabuleiro Proprietários contêm. Nesta
perspetiva, pretende-se que este projeto de investigação não só
proporcione uma ampla compreensão dos Jogos de Tabuleiro
como objetos de design, mas também que demonstre a
análise desconstrutiva dos objeto de estudo assim como a
identificação e definição dos seus sistemas visuais.
Description
Keywords
Análise desconstrutiva Comunicação visual Estruturas gráficas Jogos de tabuleiro Mecânica de jogo