Publication
Jogos de Tabuleiro - estudo dos sistemas visuais
datacite.subject.fos | Design | |
dc.contributor.advisor | Marques, Elias | |
dc.contributor.author | Lopes, Diogo | |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T14:00:03Z | |
dc.date.available | 2017-12-04T14:00:03Z | |
dc.date.issued | 2013-11-20 | |
dc.description.abstract | os jogos de Tabuleiro são artefactos que acompanham a humanidade desde as civilizações mais antigas. Objetos de coleção, entretenimento e de educação, são também simula- ções de práticas sociais. Ao longo da evolução tecnológica, os Jogos de Tabuleiro tornaram-se visualmente complexos, utilizando diferentes mecanismos gráficos para comunicar com o jogador a sua mecânica de jogo. A existência de vários símbolos/signos gráficos no objeto de estudo, torna possível a sua integração como tema de investigação no campo de trabalho do Design de Comunicação, na medida que a sua função é essencial, para que a mecânica do jogo possa ser entendida e operacionalizada corretamente pelos indivíduos. Deste modo, o tabuleiro de um jogo é um suporte gráfico, com o qual o jogador interage e onde a informação da mecânica é transmitida visualmente através de um pequeno conjunto de regras. Este suporte, comporta necessariamente um conjunto de elementos visuais que tornam a mensagem visível, sendo esta constituída por várias camadas de informação. A investigação apresentada neste documento incide precisamente nestes layers. O presente trabalho encontra-se divido em três fases: a fase inicial consiste na pesquisa das referências históricas do tema. A segunda fase procura compreender as mecânicas subjacentes aos jogos, e os elementos que o definem como jogo de tabuleiro. A terceira e última fase reflete a confluência da primeira e da segunda etapa da presente pesquisa, correspondendo à observação, registo e análise de um grupo de jogos com o intuito de compreender o seu funcionamento sob o ponto de vista visual, adquirindo informação através da desconstrução e análise visual dos jogos. O objetivo é analisar e identificar os sistemas de comunicação visual que os Jogos de Tabuleiro Proprietários contêm. Nesta perspetiva, pretende-se que este projeto de investigação não só proporcione uma ampla compreensão dos Jogos de Tabuleiro como objetos de design, mas também que demonstre a análise desconstrutiva dos objeto de estudo assim como a identificação e definição dos seus sistemas visuais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201000326 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19602 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Análise desconstrutiva | pt_PT |
dc.subject | Comunicação visual | pt_PT |
dc.subject | Estruturas gráficas | pt_PT |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_PT |
dc.subject | Mecânica de jogo | pt_PT |
dc.title | Jogos de Tabuleiro - estudo dos sistemas visuais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Artes e Design | |
thesis.degree.name | Mestrado em Design | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- JOGOS-DE-TABULEIRO-ESTUDOS-DOS-SISTEMAS-VISUAIS-DIOGO-LOPES (1).pdf
- Size:
- 53.46 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: