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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório dá conta de uma experiência de estágio desenvolvida no
âmbito do projeto educativo implementado pela associação Qualificar para Incluir em
parceria com o Colégio Ellen Key, junto de crianças e jovens filhos de beneficiários
do Rendimento Social de Inserção. O grupo de jovens com quem trabalhei mais de
perto foi uma turma do 6º ano, constituída por 12 jovens.
O relatório conta com inúmeros objetivos que estruturam e dão significado ao
trabalho desenvolvido: compreender o papel, funções e tarefas que o assistente social
desempenha em contexto escolar; observar (e refletir sobre) a relação que os
profissionais constroem com as crianças, famílias e professores; compreender o papel
que a teoria exerce na prática dos assistentes sociais no âmbito da intervenção psicosociopedagógica,
bem como o lugar que a reflexividade ocupa no seio da equipa
educativa (assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, professores); perceber como é
que os diferentes atores (professores, assistentes sociais e outros trabalhadores sociais)
percecionam a relação que as crianças estabelecem com a escola e com o processo de
aprendizagem, quais as suas expectativas relativamente ao projeto educativo e ao
futuro escolar e social das crianças; observar (e refletir sobre) os dispositivos que os
assistentes sociais acionam com vista a alcançar um consenso no seio da equipa
educativa em torno das razões que explicam o risco de insucesso escolar a que estas
crianças estão sujeitas, das práticas pedagógicas a adotar e dos procedimentos de
controlo social a implementar; observar e aprender como mobilizar teorias produzidas
no campo das ciências sociais e humanas na conceção e implementação de atividades
sociopedagógicas com as crianças; procurar identificar quais são as variáveis
independentes mais determinantes para o sucesso escolar e formação de atitudes e
comportamentos das crianças beneficiárias do projeto e observar e compreender que
medidas os profissionais acionam com vista a potenciar o envolvimento dos pais no
processo de aprendizagem escolar e social das crianças.
Neste sentido, a metodologia privilegiada na recolha de informação foi
fundamentalmente a observação participante, que se traduziu na participação ativa e
direta nas diversas atividades, bem como o diálogo e interação em diferentes
ambientes, nomeadamente com os diferentes elementos da equipa educativa e
familiares dos nossos jovens.
Description
Keywords
Serviço social Educação Jovens Rendimento social de inserção