Publication
Intervenção psico-sociopedagógica, junto de crianças e jovens filhos de beneficiários do rendimento social de inserção, no âmbito do projeto educativo implementado pela Qualificar para Incluir em parceria com o Colégio Ellen Key
datacite.subject.fos | Serviço social | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montenegro, Elsa | |
dc.contributor.author | Fonte, Maria Isabel Fernandes Marques da | |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T17:55:21Z | |
dc.date.available | 2017-05-26T17:55:21Z | |
dc.date.issued | 2017-04-21 | |
dc.date.submitted | 2017-01 | |
dc.description.abstract | O presente relatório dá conta de uma experiência de estágio desenvolvida no âmbito do projeto educativo implementado pela associação Qualificar para Incluir em parceria com o Colégio Ellen Key, junto de crianças e jovens filhos de beneficiários do Rendimento Social de Inserção. O grupo de jovens com quem trabalhei mais de perto foi uma turma do 6º ano, constituída por 12 jovens. O relatório conta com inúmeros objetivos que estruturam e dão significado ao trabalho desenvolvido: compreender o papel, funções e tarefas que o assistente social desempenha em contexto escolar; observar (e refletir sobre) a relação que os profissionais constroem com as crianças, famílias e professores; compreender o papel que a teoria exerce na prática dos assistentes sociais no âmbito da intervenção psicosociopedagógica, bem como o lugar que a reflexividade ocupa no seio da equipa educativa (assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, professores); perceber como é que os diferentes atores (professores, assistentes sociais e outros trabalhadores sociais) percecionam a relação que as crianças estabelecem com a escola e com o processo de aprendizagem, quais as suas expectativas relativamente ao projeto educativo e ao futuro escolar e social das crianças; observar (e refletir sobre) os dispositivos que os assistentes sociais acionam com vista a alcançar um consenso no seio da equipa educativa em torno das razões que explicam o risco de insucesso escolar a que estas crianças estão sujeitas, das práticas pedagógicas a adotar e dos procedimentos de controlo social a implementar; observar e aprender como mobilizar teorias produzidas no campo das ciências sociais e humanas na conceção e implementação de atividades sociopedagógicas com as crianças; procurar identificar quais são as variáveis independentes mais determinantes para o sucesso escolar e formação de atitudes e comportamentos das crianças beneficiárias do projeto e observar e compreender que medidas os profissionais acionam com vista a potenciar o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem escolar e social das crianças. Neste sentido, a metodologia privilegiada na recolha de informação foi fundamentalmente a observação participante, que se traduziu na participação ativa e direta nas diversas atividades, bem como o diálogo e interação em diferentes ambientes, nomeadamente com os diferentes elementos da equipa educativa e familiares dos nossos jovens. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201891115 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18400 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Serviço social | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Rendimento social de inserção | pt_PT |
dc.title | Intervenção psico-sociopedagógica, junto de crianças e jovens filhos de beneficiários do rendimento social de inserção, no âmbito do projeto educativo implementado pela Qualificar para Incluir em parceria com o Colégio Ellen Key | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Serviço Social do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social | pt_PT |