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Authors
Abstract(s)
Este trabalho analisou a ação educativa das educadoras no ensino da expressão motora, o seu nível de conhecimento sobre o desenvolvimento motor da criança e a importância que atribuem a este domínio da Educação Pré-escolar. Nesse sentido foi efetuada uma pesquisa de tipo exploratório recorrendo ao instrumento entrevista semi-estruturada. A amostra foi constituída por doze educadoras de infância da rede pública e privada da educação pré-escolar do concelho de Coimbra. A análise dos resultados permitiu verificar a importância dada à expressão motora pelas educadoras e que esta faz parte das suas práticas pedagógicas embora as educadoras apresentem dificuldades na articulação vertical dos conteúdos entre os três anos de escolaridade no ensino pré-escolar e no próprio planeamento da sua ação educativa. As inquiridas não dominam as dimensões de aula (instrução, organização, gestão e clima) que devem nortear a intervenção pedagógica do agente de ensino na expressão motora. Conclui-se que as educadoras entrevistadas conhecem e valorizam o papel da expressão motora no desenvolvimento da criança. No entanto, manifestam pouca robustez científica nas fases pré-interativa e interativa da ação educativa nesta área de conteúdo.
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Keywords
Educação Pré-Escolar Desenvolvimento Motor Expressão Corporal