Repository logo
 
Publication

O modelo perma e a satisfação com o trabalho: um estudo de caso na Ambar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Patrícia
dc.contributor.authorBaptista, Cláudia Sofia Madureira
dc.date.accessioned2019-09-23T18:42:28Z
dc.date.available2019-09-23T18:42:28Z
dc.date.issued2019-09-13
dc.description.abstractEste relatório de estágio tem como objetivo principal realizar o primeiro passo de diagnóstico de marketing interno na Ambar, como tal, optou-se por focar o estudo em dois construtos de investigação: o conceito de flourishing, dentro do qual se irá abordar o modelo PERMA e a satisfação com o trabalho. Uma organização é constituída essencialmente por pessoas (clientes internos) que, por sua vez se se sentirem felizes e satisfeitos na organização onde atuam esta também o será. (Delgado, 2015) De acordo com a literatura, as organizações felizes são mais produtivas e consequentemente mais eficazes e rentáveis tornando-se um diferencial competitivo no mundo empresarial. Após a revisão teórica sobre o marketing interno, a satisfação com o trabalho, o bem-estar e o conceito de flourishing onde se encontra o modelo PERMA sendo um conceito vanguardista e inovador, optou-se por analisar e medir na Ambar a satisfação com o trabalho, sendo um modelo clássico para averiguar os níveis de satisfação dos colaboradores. Neste contexto, o objetivo geral da presente investigação trata de medir a satisfação com o trabalho dos colaboradores da Ambar e a medição e análise do modelo PERMA. Por se tratar de um estudo de caso em particular, a metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, porém para dar resposta aos objetivos propostos e para medir a satisfação com o trabalho e analisar o modelo PERMA, procedeu-se à construção de um inquérito composto por três partes: dados sociodemográficos, questionário do modelo PERMA e por fim, o questionário correspondente à satisfação com o trabalho. Este questionário foi realizado por amostragem destinado aos colaboradores da Ambar tendo obtidas no total 80 respostas. Recolheu-se as respostas dos inquiridos procedeu-se às respetivas análise de resultados através de testes paramétricos e não paramétricos e deu-se resposta aos objetivos específicos traçados. Foi possível constatar que, os níveis de satisfação com o trabalho se encontram abaixo da média da escala aplicada. Este resultado pode estar correlacionado com o passado e história da empresa. Relativamente aos resultados do modelo PERMA, verificou-se que a média alcançada foi alta e significativa o que é possível concluir que o conceito de flourishing associado ao bem-estar organizacional se encontra alto. A Satisfação com o Trabalho correlaciona-se positiva e estatisticamente com as Positive Emotions (44,3%), com o Engagment (43,2%), com as Relationships (29,7%), com o Meaning (46,3%) e com os Accomplishments (46,5%) Verifica-se que é a dimensão Accomplishments a que apresenta maiores níveis de correlação. Posto isto, espera-se que este trabalho de investigação possa contribuir para o crescimento desta área de investigação no mundo empresarial, auxiliando gestores e líderes a definir os pontos cruciais para maximizar o aproveitamento das capacidades dos colaboradores felizes nas organizações e desse modo, fomentar o bem-estar no trabalho e a satisfação com o mesmo. Espera-se ainda que esta investigação contribua para fornecer informação útil à organização em estudo dado que, trata-se de um primeiro diagnóstico de marketing interno alguma vez realizado na Ambar.pt_PT
dc.identifier.tid202284514pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29806
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectSatisfação com o trabalhopt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectFlourishingpt_PT
dc.subjectModelo Permapt_PT
dc.subjectFelicidade organizacionalpt_PT
dc.titleO modelo perma e a satisfação com o trabalho: um estudo de caso na Ambarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
claudia_baptista.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: