Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.29 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório de estágio tem como objetivo principal realizar o primeiro passo de diagnóstico de marketing interno na Ambar, como tal, optou-se por focar o estudo em dois construtos de investigação: o conceito de flourishing, dentro do qual se irá abordar o modelo PERMA e a satisfação com o trabalho.
Uma organização é constituída essencialmente por pessoas (clientes internos) que, por sua vez se se sentirem felizes e satisfeitos na organização onde atuam esta também o será. (Delgado, 2015)
De acordo com a literatura, as organizações felizes são mais produtivas e consequentemente mais eficazes e rentáveis tornando-se um diferencial competitivo no mundo empresarial. Após a revisão teórica sobre o marketing interno, a satisfação com o trabalho, o bem-estar e o conceito de flourishing onde se encontra o modelo PERMA sendo um conceito vanguardista e inovador, optou-se por analisar e medir na Ambar a satisfação com o trabalho, sendo um modelo clássico para averiguar os níveis de satisfação dos colaboradores. Neste contexto, o objetivo geral da presente investigação trata de medir a satisfação com o trabalho dos colaboradores da Ambar e a medição e análise do modelo PERMA.
Por se tratar de um estudo de caso em particular, a metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa, porém para dar resposta aos objetivos propostos e para medir a satisfação com o trabalho e analisar o modelo PERMA, procedeu-se à construção de um inquérito composto por três partes: dados sociodemográficos, questionário do modelo PERMA e por fim, o questionário correspondente à satisfação com o trabalho. Este questionário foi realizado por amostragem destinado aos colaboradores da Ambar tendo obtidas no total 80 respostas.
Recolheu-se as respostas dos inquiridos procedeu-se às respetivas análise de resultados através de testes paramétricos e não paramétricos e deu-se resposta aos objetivos específicos traçados.
Foi possível constatar que, os níveis de satisfação com o trabalho se encontram abaixo da média da escala aplicada. Este resultado pode estar correlacionado com o passado e história da empresa. Relativamente aos resultados do modelo PERMA, verificou-se que a média alcançada foi alta e significativa o que é possível concluir que o conceito de flourishing associado ao bem-estar organizacional se encontra alto. A Satisfação com o Trabalho correlaciona-se positiva e estatisticamente com as Positive Emotions (44,3%), com o Engagment (43,2%), com as Relationships (29,7%), com o Meaning (46,3%) e com os Accomplishments (46,5%) Verifica-se que é a dimensão Accomplishments a que apresenta maiores níveis de correlação.
Posto isto, espera-se que este trabalho de investigação possa contribuir para o crescimento desta área de investigação no mundo empresarial, auxiliando gestores e líderes a definir os pontos cruciais para maximizar o aproveitamento das capacidades dos colaboradores felizes nas organizações e desse modo, fomentar o bem-estar no trabalho e a satisfação com o mesmo.
Espera-se ainda que esta investigação contribua para fornecer informação útil à organização em estudo dado que, trata-se de um primeiro diagnóstico de marketing interno alguma vez realizado na Ambar.
Description
Keywords
Marketing interno Satisfação com o trabalho Bem-estar Flourishing Modelo Perma Felicidade organizacional