Repository logo
 
Publication

Design thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacional

dc.contributor.advisorRosa, Carlos Alves
dc.contributor.authorFrança, Paula Stapenhorst
dc.date.accessioned2021-02-10T14:40:26Z
dc.date.available2021-02-10T14:40:26Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractDiversas metodologias tem sido utilizadas por empresas para se manterem competitivas. Em um contexto de muitas ofertas, as organizações precisam continuamente melhorar seus processos ou produtos existentes e, ao mesmo tempo, inovar e criar novos. O Seis Sigma é uma metodologia que foi criada para melhorar processos, ao passo que o Design Thinking é uma abordagem que proporciona soluções inovadoras. Observa-se que, independentemente da vertente, é necessário que as empresas tenham acesso rápido e constante (just-in-time) a conhecimento interno e externo, para que possam delinear e seguir uma estratégia para atingimento dos objetivos organizacionais. O trabalho em questão apresenta um procedimento que integra ferramentas das duas vertentes, juntamente com princípios da gestão do conhecimento just-in-time, para definir ações que possibilitem o atingimento dos objetivos institucionais e, portanto, possibilitem que as empresas se tornem ou se mantenham competitivas.pt_PT
dc.description.abstractCompanies use a variety of methodologies in order to remain competitive. In a context where there are many players in the market, companies must continually evaluate ways to improve their processes or products and, at the same time, promote innovation and create new solutions. Six Sigma is a methodology that was created to improve existing processes, whereas Design Thinking seeks to create innovative solutions. Regardless of the approach, it is imperative that companies have on time and constant access to internal and external knowledge, so that they can create and pursue a strategy to achieve key objectives. This study presents a procedure that integrates tools from both approaches, along with just-in-time knowledge management principles, to define actions that enable the achievement of institutional objectives and, therefore, allow companies to become or remain competitive.pt_PT
dc.identifier.tid202629880pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/35318
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign thinkingpt_PT
dc.subjectSeis Sigmapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectGestão do conhecimentopt_PT
dc.subjectOKRspt_PT
dc.subjectMetodologia de fusãopt_PT
dc.titleDesign thinking e seis sigma para metodologia de gestão do conhecimento organizacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameGestão do Designpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Paula Stapenhorst França - Dissertação Design Management - final4fev.pdf
Size:
1.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format