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Consumo midiático e desinformação: estudo de caso sobre a geração Z

dc.contributor.advisorFerreira, Gil António Baptista, 1971-
dc.contributor.authorDias, Sandra Regina Coutinho
dc.date.accessioned2022-08-30T10:05:46Z
dc.date.available2022-08-30T10:05:46Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO ambiente online, reconhecido como espaço de expressão e de consumo de informação, mudou a comunicação. Na última década, os media sociais tiveram relevante influência sobre o perfil, comportamento e no número de pessoas que acessam as notícias nesse ambiente. Estudos anteriores encontraram relação positiva entre as redes sociais e o consumo de informação, sendo importantes plataformas na busca por notícias, bem como o impacto da tecnologia nas gerações. Relações positivas entre a utilização das redes sociais como fonte primária de informação, a aceitação de formas de desinformação e como isso pode contribuir para fomentar teorias conspiratórias também foram observadas. Outro fenómeno mais recente também tem sido foco de estudos: o news finds me. Definido como processo pelo qual as pessoas têm acesso às notícias de forma incidental, tem impactado no comportamento dos indivíduos, que acabam por ser informados, mas sem qualquer esforço. A partir de um questionário aplicado a 96 respondentes, caracterizados como Geração Z, o presente estudo tem como objetivo investigar o consumo midiático, permeado pelo fenómeno das notícias incidentais e o fator desinformação, que pode ser um importante contributo para a formação de crenças em teorias de conspiração. Os dados encontrados sugerem que os indivíduos, no processo informativo, acreditam estar bem informados, demonstrando confiança quando o consumo de notícias acontece de forma proposital e nos media mainstream. Os media sociais não são vistos como fontes confiáveis quando comparados com os media tradicionais. A alta conectividade e a interação digital também são contributos para perceção de desinformação. Em linha com a literatura, foi observado que o news finds me ocorre pela convergência entre os meios: novos media e media mainstream. Essas ligações sugerem a adoção de medidas de combate aos fatores que levam à desinformação, como a literacia digital.pt_PT
dc.identifier.tid203055586pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41705
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectMédia Sociaispt_PT
dc.subjectDesinformaçãopt_PT
dc.subjectTeorias da Conspiraçãopt_PT
dc.subjectNoticias Incidentaispt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.titleConsumo midiático e desinformação: estudo de caso sobre a geração Zpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Socialpt_PT

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