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A inclusão de uma criança com limitações cognitivas/deficiência intelectual em contexto educativo regular - estudo de caso

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A presente investigação resulta de uma preocupação pessoal e profissional relativa à Inclusão de crianças com Deficiência Intelectual no ensino regular. Na pesquisa bibliográfica, aferimos que a temática da inclusão é uma das mais pertinentes da atualidade educativa. Registámos que só poderá existir verdadeiramente uma inclusão de crianças com perturbações intelectuais, se existirem alguns procedimentos fundamentais ao nível da intervenção educativa com estas crianças, no currículo, na atitude dos profissionais de educação ao nível de ensino regular e especial entre outras. Assim, pesquisámos diversos autores para encontrar uma linha de pensamento útil e aplicável na realidade escolar. Constatámos que inserir alunos com necessidades educativas especiais, principalmente os portadores de deficiência nas turmas regulares e facultar-lhes os recursos humanos e materiais necessários para um pleno desenvolvimento e aproveitamento das suas capacidades, nem sempre é tarefa fácil, pois as escolas muitas vezes não estão ainda preparadas para dar resposta a essa heterogeneidade. Neste estudo de caso, investigámos a inclusão de uma menina denominada de Florbela (nome Fictício),com treze anos de idade, no âmbito do contexto educativo regular que realizámos a nossa investigação. Averiguámos se no âmbito das medidas educativas adotadas no seio do seu Plano Educativo Individual, concretamente, a medida “Adequações Curriculares Individuais” será a mais eficaz, depois de apurarmos algumas limitações e capacidades de aprendizagem da Florbela. Assim, no Plano de Intervenção propusemos que a aluna beneficie de outras medidas educativas, mais ajustadas às suas características. Na dimensão empírica, como abordagem metodológica empreendida tendo em conta os objetivos que norteiam este estudo e fundamentam este trabalho, utilizámos as entrevistas, a técnica de observação e a análise documental, sendo assim, a investigação é revestida de carácter qualitativo.

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Necessidades educativas especiais Integração escolar Deficiente mental

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