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As motivações do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cidália
dc.contributor.advisorMachado, Isabel
dc.contributor.authorTavares, Laura Neto
dc.date.accessioned2023-08-10T10:26:18Z
dc.date.available2023-08-10T10:26:18Z
dc.date.issued2023-06-28
dc.description.abstractA presente investigação surgiu com o propósito de colmatar a lacuna na literatura relativa às motivações do consumidor para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved – o segmento de produto com maior expressividade no mercado de luxo pre-loved. Tendo o objetivo geral de determinar as motivações do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved. Conectado aos quatro objetivos específicos de: (1) identificar as motivações intrínsecas do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved; (2) identificar as motivações extrínsecas do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved; (3) medir a correlação entre as motivações do consumidor europeu e sua intenção de compra de malas de luxo pre-loved; e (4) determinar qual tipologia de motivação (intrínseca ou extrínseca) com mais impacto positivo na intenção de compra do consumidor europeu de malas de luxo pre-loved. O modelo teórico adotado foi a SDT - Self Determination Theory e o modelo conceptual propôs sete hipóteses. O estudo aplicou uma abordagem metodológica quantitativa por questionário que permitiu alcançar a maior amostra de toda a literatura, validar e/ou rejeitar as hipóteses, e medir a correlação entre variáveis. Um total de 1 002 inquiridos responderam ao questionário e os resultados foram primeiro analisados quantitativamente no software SPSS 28.0, iniciando com a análise descritiva, seguida da análise fatorial exploratória, a correlação linear simples e a regressão linear múltipla. Os resultados revelam que apenas quatro das sete dimensões propostas possuem um impacto positivo na intenção de compra, porém muito fraco, sendo a Motivação Hedónica a mais impactante. Foi possível determinar que o consumidor é igualmente impactado por motivações intrínsecas e extrínsecas. Por último, a análise dos dados qualitativos da questão número nove do questionário, permitiu identificar cinco motivações totalmente novas e dois novos motivos que se inserem em duas dimensões motivacionais já existentes – Motivação Social e Motivação Económica.pt_PT
dc.identifier.tid203340744pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46144
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPre-lovedpt_PT
dc.subjectLuxopt_PT
dc.subjectMalaspt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.titleAs motivações do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo pre-lovedpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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