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Abstract(s)
A presente investigação surgiu com o propósito de colmatar a lacuna na literatura
relativa às motivações do consumidor para a intenção de compra de malas de luxo pre-loved –
o segmento de produto com maior expressividade no mercado de luxo pre-loved. Tendo o
objetivo geral de determinar as motivações do consumidor europeu para a intenção de compra
de malas de luxo pre-loved. Conectado aos quatro objetivos específicos de: (1) identificar as
motivações intrínsecas do consumidor europeu para a intenção de compra de malas de luxo
pre-loved; (2) identificar as motivações extrínsecas do consumidor europeu para a intenção de
compra de malas de luxo pre-loved; (3) medir a correlação entre as motivações do consumidor
europeu e sua intenção de compra de malas de luxo pre-loved; e (4) determinar qual tipologia
de motivação (intrínseca ou extrínseca) com mais impacto positivo na intenção de compra do
consumidor europeu de malas de luxo pre-loved.
O modelo teórico adotado foi a SDT - Self Determination Theory e o modelo
conceptual propôs sete hipóteses. O estudo aplicou uma abordagem metodológica quantitativa
por questionário que permitiu alcançar a maior amostra de toda a literatura, validar e/ou rejeitar
as hipóteses, e medir a correlação entre variáveis.
Um total de 1 002 inquiridos responderam ao questionário e os resultados foram
primeiro analisados quantitativamente no software SPSS 28.0, iniciando com a análise descritiva,
seguida da análise fatorial exploratória, a correlação linear simples e a regressão linear múltipla.
Os resultados revelam que apenas quatro das sete dimensões propostas possuem um
impacto positivo na intenção de compra, porém muito fraco, sendo a Motivação Hedónica a
mais impactante. Foi possível determinar que o consumidor é igualmente impactado por
motivações intrínsecas e extrínsecas.
Por último, a análise dos dados qualitativos da questão número nove do questionário,
permitiu identificar cinco motivações totalmente novas e dois novos motivos que se inserem
em duas dimensões motivacionais já existentes – Motivação Social e Motivação Económica.
Description
Keywords
Pre-loved Luxo Malas Motivação Intenção de compra