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Nos últimos anos é possível observar um aumento significativo de anúncios publicitários dirigidos ao publico infantil na tentativa de despertar desejos e necessidades, mas para além da publicidade televisiva ou até mesmo online existe também uma necessidade de criar técnicas e estratégias no ponto de venda e para isso a embalagem é o principal elemento de atração nessas circunstâncias. Nesse seguimento, esta tem sido alvo de estudo e uso por parte de vários profissionais de marketing, nomeadamente no setor alimentar e nas diversas embalagens de cereais, que são um produto bastante consumido pelo público-alvo. Mas afinal quais são os elementos que realmente importam e impulsionam o consumo infantil?
Nesse sentido, a presente dissertação foca-se na investigação da análise dos elementos que potenciam o consumo infantil.
Após um enquadramento teórico sobre a criança enquanto consumidora, o seu desenvolvimento, a sua influência sobre o decisor final de compra e importância da embalagem foram realizados, através de uma metodologia qualitativa, quatro focus group que contaram com a participação de 25 pessoas incluindo participantes do 1º ciclo e do 2º ciclo assim como encarregados de educação de crianças com essas idades.
Os resultados permitiram confirmar a influência das crianças sobre os encarregados de educação assim como a preocupação destes pela presença de componentes saudáveis nas embalagens, sejam estas através de imagens ou palavras. Detetou-se que, todos os elementos alusivos a um sabor agradável, são bastante apelativos para as crianças. E, contrariamente aos participantes mais velhos, as crianças do 1º ciclo estão a desenvolver uma preocupação pela saúde que se refletiu durante as escolhas das embalagens de cereais.
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Keywords
Consumidor infantil Embalagem Influência das crianças