Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Tecnologias e pensamento algébrico: conhecimento é prática de duas professoras de matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tecnologias e pensamento algébrico.pdf1.29 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo analisa a evolução de duas professoras que integram uma equipa colaborativa durante um ano lectivo que realizou um trabalho de discussão e concepção de tarefas sobre pensamento algébrico, com utilização da tecnologia e reflectiu sobre a sua implementação em turmas do 7.º ano. As duas professoras com práticas anteriores diferentes ao nível da integração da tecnologia, apropriam-se progressivamente do papel da folha de cálculo como apoio ao processo de generalização e modelação e salientam a importância das múltiplas representações para a compreensão das tarefas e o desenvolvimento do pensamento algébrico. O contexto de trabalho colaborativo apoiou o processo de elaboração e experimentação de tarefas abertas mais exigentes, deu confiança às professoras para arriscarem mais na sua prática e revelou-se como um importante contributo para o desenvolvimento do seu conhecimento profissional.

Description

Keywords

Conhecimento profissional Pensamento algébrico Tecnologias Prática profissional

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática

CC License