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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo analisa a evolução de duas professoras que integram uma equipa
colaborativa durante um ano lectivo que realizou um trabalho de discussão e concepção
de tarefas sobre pensamento algébrico, com utilização da tecnologia e reflectiu sobre a
sua implementação em turmas do 7.º ano. As duas professoras com práticas anteriores
diferentes ao nível da integração da tecnologia, apropriam-se progressivamente do papel
da folha de cálculo como apoio ao processo de generalização e modelação e salientam a
importância das múltiplas representações para a compreensão das tarefas e o
desenvolvimento do pensamento algébrico. O contexto de trabalho colaborativo apoiou
o processo de elaboração e experimentação de tarefas abertas mais exigentes, deu
confiança às professoras para arriscarem mais na sua prática e revelou-se como um
importante contributo para o desenvolvimento do seu conhecimento profissional.
Description
Keywords
Conhecimento profissional Pensamento algébrico Tecnologias Prática profissional
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
