Repository logo
 
Publication

As atitudes face às marcas de distribuidor e a sensibilidade ao preço / valor dos consumidores: estudo internacional

dc.contributor.authorFeitosa, Thaissa Pimentel
dc.contributor.authorXara-Brasil, Duarte
dc.contributor.authorHayashi Jr, Paulo
dc.date.accessioned2016-12-13T10:13:49Z
dc.date.available2016-12-13T10:13:49Z
dc.date.issued2016-11
dc.descriptionTrabalho apresentado no XIX SEMEAD, Seminários em Administração, 9-11 de novembro de 2016, São Paulo, Brasilpt_PT
dc.description.abstractNo presente trabalho, pretende-se compreender quais são as diferenças de atitude dos consumidores face à marca de distribuidor (MD) no varejo supermercadista e as justificativas desse evento por meio da análise das escalas de atitude, e da sensibilidade e consciência ao preço e valor. Em Portugal as MD têm uma quota seis vezes superior à brasileira (Nielsen, 2011). O questionário realizado mostra que cerca de 40% dos portugueses compram mais da metade de seus produtos, itens de MD, enquanto nenhum brasileiro apresentou esse comportamento. A percepção dos portugueses é mais favorável face às MD em face de características especificas dos consumidores, designadamente um menor nível de indulgência (Hofstede, Hofstede, & Minkov, 2010). Por outro lado, tendo como base a relação entre atititude MD e valor de uso e valor de troca do produto, foram testadas as hipóteses de que a atitude MD influencia positivamente tanto o valor de uso quanto o valor de troca dos produtos. Assim, conhecer melhor as atitudes e os valores que apoiam os consumidores auxiliam em um melhor entendimento e compreensão da percepção do valor de uso do produto e consequentemente, dos limites e posições de precificação do valor de troca. O modelo visto por meio do programa SmartPLS permite responder por 25% do construto valor de troca e por cerca de 18% para a questão do valor de uso.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn2177-3866
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16681
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectMarca de distribuidorpt_PT
dc.subjectatitude de consumopt_PT
dc.subjectconsciência do valorpt_PT
dc.subjectvarejopt_PT
dc.titleAs atitudes face às marcas de distribuidor e a sensibilidade ao preço / valor dos consumidores: estudo internacionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão paulo, Brasilpt_PT
oaire.citation.titleXIX SEMEAD, Seminários em Administraçãopt_PT
person.familyNameXara-Brasil
person.givenNameDuarte
person.identifier2352097
person.identifier.ciencia-id0D1C-374C-76AC
person.identifier.orcid0000-0002-0918-0373
person.identifier.scopus-author-id58123728900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication03fc3484-cf22-4c9d-93b5-59eb1c5ccdff
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery03fc3484-cf22-4c9d-93b5-59eb1c5ccdff

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
semead MD dxb.pdf
Size:
209.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: