Repository logo
 
Publication

Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de caso

dc.contributor.authorManuel, Maria Adelina
dc.contributor.authorLima-Rodrigues, Luzia
dc.date.accessioned2022-06-13T15:35:22Z
dc.date.available2022-06-13T15:35:22Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEm Portugal, com a publicação dos Decreto-Lei 54/2018 e 55/2018, o grande desafio aponta para que as escolas se tornem cada vez mais inclusivas para responderem às necessidades e potencialidades de todos os alunos, quer na participação nas escolas quer na vida da sociedade. Esta legislação reforça a importância da autonomia e flexibilidade curricular, para que todos os alunos alcancem o sucesso educativo e atinjam as competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A questão central desta investigação é saber quais são os níveis de inclusão e equidade em dois Agrupamentos de Escolas do distrito de Setúbal, um que participou no Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica e outro que participou no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, segundo os seus diretores e líderes intermédios? Os objetivos são verificar os níveis de inclusão e equidade das escolas e identificar os níveis de progresso, nas seguintes dimensões: “conceitos”, “diretrizes políticas”, “estruturas e sistemas” e “práticas”. A abordagem é qualitativa recorrendo ao Estudo de Caso. Para isso foi feita a análise documental dos projetos educativos das escolas e realizada a adaptação do “Manual para garantir Inclusão e Equidade na Educação” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - 2019, para o formato de questionário, a ser respondido pelos Diretores e Lideranças Intermédias das escolas. Após a recolha e análise dos dados, que evidenciarão quais os níveis de inclusão de cada escola, realizar-se-á um Focus Group com os participantes para compreender com maior profundidade os dados recolhidos. Com esta investigação, realizada no Mestrado em Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal, pretendemos contribuir para a reflexão do processo de implementação desta legislação, uma vez que identificará dimensões onde a Inclusão e a Equidade revelam fragilidades e outras onde existirão avanços significativos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationManuel, M. A., & Lima Rodrigues, L. M. (2021). Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: Dois estudos de caso. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 114-124). Instituto Politécnico de Setúbal.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-53236-1-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41046
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.subjectGestão e administração escolarpt_PT
dc.subjectAutonomia e flexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEquidadept_PT
dc.titleSaberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de casopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage124pt_PT
oaire.citation.startPage114pt_PT
oaire.citation.titleAtas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionaispt_PT
person.familyNameLima-Rodrigues
person.givenNameLuzia
person.identifier.ciencia-id6515-ED48-CAF5
person.identifier.orcid0000-0003-2021-9467
person.identifier.ridS-9851-2019
person.identifier.scopus-author-id57191541447
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas - pp. 114-124.pdf
Size:
6.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format