Publication
Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de caso
| dc.contributor.author | Manuel, Maria Adelina | |
| dc.contributor.author | Lima-Rodrigues, Luzia | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-13T15:35:22Z | |
| dc.date.available | 2022-06-13T15:35:22Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | Em Portugal, com a publicação dos Decreto-Lei 54/2018 e 55/2018, o grande desafio aponta para que as escolas se tornem cada vez mais inclusivas para responderem às necessidades e potencialidades de todos os alunos, quer na participação nas escolas quer na vida da sociedade. Esta legislação reforça a importância da autonomia e flexibilidade curricular, para que todos os alunos alcancem o sucesso educativo e atinjam as competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A questão central desta investigação é saber quais são os níveis de inclusão e equidade em dois Agrupamentos de Escolas do distrito de Setúbal, um que participou no Projeto-Piloto de Inovação Pedagógica e outro que participou no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, segundo os seus diretores e líderes intermédios? Os objetivos são verificar os níveis de inclusão e equidade das escolas e identificar os níveis de progresso, nas seguintes dimensões: “conceitos”, “diretrizes políticas”, “estruturas e sistemas” e “práticas”. A abordagem é qualitativa recorrendo ao Estudo de Caso. Para isso foi feita a análise documental dos projetos educativos das escolas e realizada a adaptação do “Manual para garantir Inclusão e Equidade na Educação” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - 2019, para o formato de questionário, a ser respondido pelos Diretores e Lideranças Intermédias das escolas. Após a recolha e análise dos dados, que evidenciarão quais os níveis de inclusão de cada escola, realizar-se-á um Focus Group com os participantes para compreender com maior profundidade os dados recolhidos. Com esta investigação, realizada no Mestrado em Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal, pretendemos contribuir para a reflexão do processo de implementação desta legislação, uma vez que identificará dimensões onde a Inclusão e a Equidade revelam fragilidades e outras onde existirão avanços significativos. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Manuel, M. A., & Lima Rodrigues, L. M. (2021). Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: Dois estudos de caso. In A. M. Boavida, A. M. Pessoa, A. Vasconcelos, C. C. Figueiredo, F. Santos, M. J. Freire, M. L. Saraiva, M. Figueiredo, O. César, P. Felício, & S. Figueira (Orgs.), Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais (pp. 114-124). Instituto Politécnico de Setúbal. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-53236-1-6 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41046 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
| dc.subject | Gestão e administração escolar | pt_PT |
| dc.subject | Autonomia e flexibilidade curricular | pt_PT |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
| dc.subject | Equidade | pt_PT |
| dc.title | Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas: dois estudos de caso | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 124 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 114 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Atas do Seminário: Dar asas ao saber: Investigação, construção de conhecimento e práticas profissionais | pt_PT |
| person.familyName | Lima-Rodrigues | |
| person.givenName | Luzia | |
| person.identifier.ciencia-id | 6515-ED48-CAF5 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-2021-9467 | |
| person.identifier.rid | S-9851-2019 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 57191541447 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | c419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c419fa19-c82a-4579-b771-78ff1db6f861 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Saberes e práticas de inclusão e equidade em escolas portuguesas - pp. 114-124.pdf
- Size:
- 6.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
