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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Objetivo – Este estudo tem como principal objetivo a investigação do
impacto dos atributos dos produtos biológicos e do marketing sensorial no
comportamento de compra do consumidor de alimentos biológicos, no ponto de
venda.
Metodologia – Esta investigação segue uma abordagem dedutiva de
natureza mista (quantitativa e qualitativa), através da qual se testa a aplicabilidade
do modelo conceptual proposto para esta investigação, sustentado na revisão da
literatura, testando hipóteses que permitem explicar a influencia dos fatores
sensoriais do ambiente do ponto de venda e dos atributos dos alimentos biológicos
nas atitudes e consequente intenção de compra dos consumidores biológicos.
Posteriormente existe uma proposição que permite explicar o comportamento de
compra do consumidor biológico no ponto de venda. A recolha de dados foi realizada
através de um inquérito por questionário, no qual se obteve uma amostra válida de
135 inquiridos e por observação direta, onde foram observados 20 indivíduos.
Resultados e principais conclusões – Apesar dos resultados, quanto aos
fatores sensoriais do ambiente do ponto de venda, não terem sido os esperados para
esta investigação, verificou-se que estes explicam, em certa parte, as atitudes dos
consumidores biológicos. Por sua vez, a intenção de compra é também explicada
pelas atitudes dos consumidores face aos alimentos biológicos. Por último, apurouse
que os consumidores biológicos têm comportamentos de compra diferentes, ao
nível da idade e do género e reparam nos diversos fatores sensoriais do ponto de
venda, nomeadamente os produtos, preços e decoração da loja.
Limitações – Os resultados alcançados devem ser analisados com precaução
uma vez que foi utilizada uma amostra pequena e o processo de amostragem foi não
probabilı́stico por bola de neve, o que limitou os resultados deste estudo. O facto de
não se ter encontrado nenhum estudo que aborde especificamente esta temática
originou algumas limitações na parte da discussão dos resultados, pois não existe
termo de comparação.
Originalidade – Apesar de já existirem muitos estudos sobre o
comportamento do consumidor biológico e sobre o marketing sensorial, não foi
identificado nenhum estudo que relacionasse estas duas temáticas. Desta forma,
esta investigação é pioneira e demostra originalidade por juntar dois temas cuja relação ainda não foi testada, trazendo implicações úteis para diversas entidades,
tanto do retalho alimentar, como da indústria dos alimentos biológicos.
Description
Keywords
Alimentos biológicos Conhecimento biológico Comportamento do consumidor biológico Intenção de compra Marketing sensorial Fatores sensoriais da atmosfera de loja
