Publication
Relatório de Estágio Profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ruivo, Isabel Maria Silva | |
dc.contributor.author | Bento, Sara Filipa Borges São | |
dc.date.accessioned | 2017-10-25T13:15:07Z | |
dc.date.available | 2017-10-25T13:15:07Z | |
dc.date.issued | 2017-08-31 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho, aqui intitulado de Relatório de Estagio Profissional I, II, III e IV, deve o seu nome às descrições escritas e circunstanciadas de práticas pedagógicas ocorridas em estágio profissional, por intermédio da observação e experimentação de aulas e atividades. Estas, são relatadas e fundamentadas de acordo com a sua pertinência e interesse pedagógico para aquela que será a minha realidade educativa. O Relatório de Estagio Profissional está organizado em 4 capítulos, sendo eles: relatos de estágio; planificações; dispositivos de avaliação e uma proposta de atividade para ser implementada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No capítulo 1 são relatadas e apresentadas as práticas, não só dos docentes das escolas onde tive oportunidade de estagiar, como as minhas também. As estratégias e recursos que considerei proveitosos, procurei fundamentá-los com o respetivo autor. No capítulo 2, exponho oito planificações de aulas/atividades realizadas com crianças de diferentes faixas etárias, sendo que, quatro planificações dizem respeito à valência de Pré-Escolar e as outras quatro à valência de 1.º Ciclo. Neste capítulo as estratégias, os recursos, os componentes e os conteúdos, e as áreas patenteadas e exploradas são diversificadas. O capítulo 3, corresponde aos dispositivos de avaliação utilizados nas aulas que lecionei. Elaborei duas propostas de atividade para a Educação Pré-Escolar e duas para o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao todo, os quatro dispositivos, possibilitam a avaliação das propostas de acordo com os componentes e os conteúdos respetivamente. O capítulo 4, compreende uma atividade, premeditada para ser executada com uma turma. Este trabalho está desenvolvido com todas as etapas para ser executado em qualquer escola que não demonstre entraves à aplicação da mesma. A execução deste relatório, presenteia todo o processo formativo enquanto estagiária e futura educadora/professora. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201743574 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19112 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | relatório | pt_PT |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Estágio Profissional I,II e III | pt_PT |