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Facebook Engagement como condicionante do Relacionamento, Intenção de Compra e Intenção de Referência

dc.contributor.advisorDias, Álvaro
dc.contributor.authorAssunção Duarte Cunha, Hugo
dc.date.accessioned2018-07-27T16:27:54Z
dc.date.available2018-07-27T16:27:54Z
dc.date.issued2018-07-27
dc.date.submitted2018-06-10
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais globalizado, as redes sociais surgem como uma ferramenta indispensável aos clubes desportivos, pois permitem que eles cheguem mais facilmente a um elevado número de adeptos, de modo a que se crie ou melhore o compromisso entre ambos. Deste modo, este estudo tem como principal objetivo medir o impacto que este compromisso entre adepto e clube tem nas redes sociais, tendo em conta o relacionamento entre ambos, na intenção de compra e na intenção de referência. Neste contexto, procedeu-se, com base no estado da arte, a dois estudos - um quantitativo e outro qualitativo, com o objetivo de compreender tanto a ótica dos adeptos, como a dos responsáveis ligados à área. Relativamente ao estudo quantitativo, os dados foram obtidos através de um questionário online, na plataforma Google Docs, ao qual responderam 203 indivíduos, sendo, depois, alvo de tratamento estatístico com os softwares SPSS e AMOS, da IBM. Ao nível do estudo quantitativo, foram elaboradas três entrevistas, compostas por três questões, dirigidas a 3 indivíduos ligados às áreas digital e de merchandising. Os dados relativos aos dois estudos permitiram verificar que: 1 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva no relacionamento entre ambos. 2 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva na intenção de compra de produtos/serviços desportivos por parte dos adeptos. 3 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva na intenção de referência por parte dos adeptos.pt_PT
dc.identifier.tid201956888pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/23461
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectMarketing Relacionalpt_PT
dc.subjectIntenção de Comprapt_PT
dc.subjectIntenção de Referênciapt_PT
dc.titleFacebook Engagement como condicionante do Relacionamento, Intenção de Compra e Intenção de Referênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Gestão
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

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