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Facebook Engagement como condicionante do Relacionamento, Intenção de Compra e Intenção de Referência

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Num mundo cada vez mais globalizado, as redes sociais surgem como uma ferramenta indispensável aos clubes desportivos, pois permitem que eles cheguem mais facilmente a um elevado número de adeptos, de modo a que se crie ou melhore o compromisso entre ambos. Deste modo, este estudo tem como principal objetivo medir o impacto que este compromisso entre adepto e clube tem nas redes sociais, tendo em conta o relacionamento entre ambos, na intenção de compra e na intenção de referência. Neste contexto, procedeu-se, com base no estado da arte, a dois estudos - um quantitativo e outro qualitativo, com o objetivo de compreender tanto a ótica dos adeptos, como a dos responsáveis ligados à área. Relativamente ao estudo quantitativo, os dados foram obtidos através de um questionário online, na plataforma Google Docs, ao qual responderam 203 indivíduos, sendo, depois, alvo de tratamento estatístico com os softwares SPSS e AMOS, da IBM. Ao nível do estudo quantitativo, foram elaboradas três entrevistas, compostas por três questões, dirigidas a 3 indivíduos ligados às áreas digital e de merchandising. Os dados relativos aos dois estudos permitiram verificar que: 1 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva no relacionamento entre ambos. 2 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva na intenção de compra de produtos/serviços desportivos por parte dos adeptos. 3 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva na intenção de referência por parte dos adeptos.

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Redes Sociais Marketing Relacional Intenção de Compra Intenção de Referência

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