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- Mesenchymal stem cells therapy in Veterinary Medicine: useful for immune mediated disorders?Publication . Dias, Inês Esteves; de Carvalho, Pedro Miguel PiresMesenchymal Stem Cells (MSCs) are multipotent cells, with capacity for self-renewal and differentiation into tissues of mesodermal origin. These cells are possible therapeutic agents for autoimmune disorders, since they present remarkable immunomodulatory ability. The increase of immune-mediated diseases in veterinary medicine has led to a growing interest in the research of these disorders and their medical treatment. Conventional immunomodulatory drug therapy (such as glucocorticoids or cyclosporine) is associated with numerous side effects that limit its long-term use, leading to the need for developing new therapeutic strategies, which are more effective and safe. The aim of this study is to perform a critical review about the therapeutic potential of these cells in the treatment of some auto-immune disorders (canine atopic dermatitis, feline chronic gingivostomatitis, inflammatory bowel disease and feline asthma) compared with their conventional treatment. MSC-based therapy in autoimmune diseases has been showing that this approach can improve clinical signs or even cause remission in most animals, with the exception of canine atopic dermatitis in which no improvement was observed. Although MSCs present a promising future in the treatment of most of these disorders, the outcome variability in some clinical trials has led to the current controversy among authors regarding their efficacy. MSCs-based therapy is currently requiring a deeper and detailed analysis that allows its standardization and better adaptation to the intended therapeutic results, in order to overcome current limitations in future trials.
- Turismo Serra da Estrela: um projeto aplicadoPublication . Gordo, Lia Margarida Duarte; Correia, AntóniaO intuito desta dissertação passa por avaliar a viabilidade económica e financeira da abertura de um alojamento local em gouveia, mais propriamente no bairro do castelo, no centro da cidade. Assim, dá-se início ao primeiro capítulo abordando objetivos, metodologias, justificação do tema e consequente estrutura do trabalho. O segundo capítulo começa com o enquadramento teórico sobre os temas do turismo e hotelaria abordando, conceitos e a história dos dois temas, a clarificação do conceito de oferta e procura turística, a caracterização do turismo interno e externo português, as estratégias de inovação, as estratégias no turismo 2020-2027 entre outros pontos. Após o enquadramento teórico do estudo segue-se o terceiro capítulo, a elaboração do projeto. Começa-se, então, com a descrição do espaço de intervenção seguindo-se a apresentação da empresa de exploração do alojamento. Ainda neste capitulo será abordada a análise estratégica utilizada, o plano de marketing e finalmente, avaliar-se-á a viabilidade financeira deste projeto, com a caracterização do investimento, do financiamento, bem como com a descrição pormenorizada das receitas e dos custos previstos e a demonstração de resultados. Por último, apresentar-se-á a avaliação do projeto de investimento, com duas análises de sensibilidade (uma positiva e uma negativa), com uma alteração na taxa de ocupação líquida anual. Os resultados apresentados mostram que existe viabilidade financeira neste projeto, contudo a taxa de ocupação é uma variável muito sensível que pode facilmente condicionar o sucesso do mesmo.
- Facebook Engagement como condicionante do Relacionamento, Intenção de Compra e Intenção de ReferênciaPublication . Assunção Duarte Cunha, Hugo; Dias, ÁlvaroNum mundo cada vez mais globalizado, as redes sociais surgem como uma ferramenta indispensável aos clubes desportivos, pois permitem que eles cheguem mais facilmente a um elevado número de adeptos, de modo a que se crie ou melhore o compromisso entre ambos. Deste modo, este estudo tem como principal objetivo medir o impacto que este compromisso entre adepto e clube tem nas redes sociais, tendo em conta o relacionamento entre ambos, na intenção de compra e na intenção de referência. Neste contexto, procedeu-se, com base no estado da arte, a dois estudos - um quantitativo e outro qualitativo, com o objetivo de compreender tanto a ótica dos adeptos, como a dos responsáveis ligados à área. Relativamente ao estudo quantitativo, os dados foram obtidos através de um questionário online, na plataforma Google Docs, ao qual responderam 203 indivíduos, sendo, depois, alvo de tratamento estatístico com os softwares SPSS e AMOS, da IBM. Ao nível do estudo quantitativo, foram elaboradas três entrevistas, compostas por três questões, dirigidas a 3 indivíduos ligados às áreas digital e de merchandising. Os dados relativos aos dois estudos permitiram verificar que: 1 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva no relacionamento entre ambos. 2 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva na intenção de compra de produtos/serviços desportivos por parte dos adeptos. 3 – O compromisso entre o adepto e o clube nas redes sociais tem influencia positiva na intenção de referência por parte dos adeptos.
- Revisão dos procedimentos para os fechos de caixa dos vários departamentos (Outlets) e criação de um plano de manutenção preventiva para o Departamento de manutençãoPublication . Pereira, Nuno Miguel Joyce Chalupa; Gouveia, CláudiaDurante o estágio realizado no Júpiter Lisboa Hotel, entre 25 de Setembro de 2017 e 05 Janeiro de 2018, foram desempenhadas funções nos departamento de controle e manutenção. No início do estágio foram apresentadas pela direção do hotel as problemáticas a serem debeladas, que se prediam com o melhoramento dos procedimentos de fecho e controle das contas diárias dos vários outlets do hotel, bem como a necessidade de se criar em definitivo um plano de manutenção preventiva dando continuidade a um processo já iniciado pelo departamento em causa.