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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho investiga a importância de brincar para o desenvolvimento de
crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e tem como principais
objetivos identificar o modo como as crianças com PEA brincam, quais os
materiais/brinquedos que preferem e qual a relevância de brincar para o
desenvolvimento da sua socialização, comunicação, imaginação e motricidade fina.
A relevância do estudo deve-se à necessidade de entender e desmistificar esta
síndrome, realizando uma revisão bibliográfica que aborda essencialmente três
pontos. No primeiro ponto é abordada a problemática do espectro do autismo, no
segundo o brincar e no terceiro conjugam-se os dois pontos anteriores e incide-se na
importância de brincar para o desenvolvimento de crianças com PEA.
A análise aos problemas elaborados foi realizada através de entrevista por
questionário aos principais intervenientes das equipas multidisciplinares que trabalham
com estas crianças: Professores de Educação Especial, Psicólogos, Terapeutas da
Fala e Terapeutas Ocupacionais. Houve a confirmação que as crianças com PEA
brincam, embora o façam de forma particular. Os resultados reforçaram a importância
de brincar, pois através de brincadeiras simples podem-se desenvolver os principais
fatores limitadores das crianças com PEA: comunicação, imaginação, socialização e
motricidade fina.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Desenvolvimento da Criança Jogo Autismo