Repository logo
 
Publication

Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.advisorFrias, Ana Carolina Morgado Ferreira de
dc.contributor.authorPereira, Kristie Adriana Amorim
dc.date.accessioned2022-06-22T15:41:50Z
dc.date.available2022-06-22T15:41:50Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA saúde e o bem-estar são prioridades e, portanto, devem ser valorizadas desde cedo. Por vezes, surgem situações inesperadas, para as quais devemos estar preparados/as e devidamente informados/as relativamente aos procedimentos a adotar. As crianças também são seres capazes de contribuir para ambientes mais seguros, nomeadamente, de perceber o que está a acontecer ou até mesmo saber como agir. Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, colocando em risco a vida, pelo que, “salvar uma vida” depende de uma resposta adequada e em tempo útil. Contudo, em Portugal a formação de jovens e adultos/as nesta área é ainda insuficiente, pelo que se reclamam mais intervenções didáticas. Considerando a relevância do tema e da sua abordagem na formação, questionámo-nos: Será que faria sentido uma intervenção em primeiros socorros que envolvesse crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)? Desenvolveu-se, assim, este trabalho tendo como objetivos: 1) Diagnosticar os conhecimentos sobre técnicas de socorrismo em diferentes situações de emergência, em crianças do 1º CEB; e 2) Conceber, implementar e avaliar um programa de educação em primeiros socorros, de forma lúdica e educativa, capaz de desenvolver nas crianças do 1º CEB competências e atitudes orientadas para a identificação de situações de emergência e respetivas técnicas de primeiros socorros. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o programa contemplou 4 sessões educativas subordinadas a diferentes temáticas em primeiros socorros, interligando a música e o brincar. Participaram 24 alunos/as do 3º ano do 1º CEB de uma escola da cidade de Coimbra. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, a recolha de imagens e um questionário, aplicado antes e após as sessões educativas, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Dos principais resultados destacam-se a valorização da formação em primeiros socorros, a qual permite saber identificar situações de emergência e conhecer manobras que podem salvar vidas, bem como o desenvolvimento da noção de que os primeiros socorros não servem apenas para a situação de emergência, mas também para prevenir esses acontecimentos. O estudo realizado reforça a perspetiva de que as crianças são recetivas a esta temática e aprendem, pelo que importa continuar a intervir na sua formação, em contexto escolarpt_PT
dc.identifier.tid203027175pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41164
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_PT
dc.subjectSuporte Básico de Vida (SBV)pt_PT
dc.subjectPosição Lateral de Segurança (PLS)pt_PT
dc.subjectManobra de Heimlichpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleUm dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
KRISTIE_PEREIRA.pdf
Size:
7.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format