Publication
Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- | |
dc.contributor.advisor | Frias, Ana Carolina Morgado Ferreira de | |
dc.contributor.author | Pereira, Kristie Adriana Amorim | |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T15:41:50Z | |
dc.date.available | 2022-06-22T15:41:50Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A saúde e o bem-estar são prioridades e, portanto, devem ser valorizadas desde cedo. Por vezes, surgem situações inesperadas, para as quais devemos estar preparados/as e devidamente informados/as relativamente aos procedimentos a adotar. As crianças também são seres capazes de contribuir para ambientes mais seguros, nomeadamente, de perceber o que está a acontecer ou até mesmo saber como agir. Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, colocando em risco a vida, pelo que, “salvar uma vida” depende de uma resposta adequada e em tempo útil. Contudo, em Portugal a formação de jovens e adultos/as nesta área é ainda insuficiente, pelo que se reclamam mais intervenções didáticas. Considerando a relevância do tema e da sua abordagem na formação, questionámo-nos: Será que faria sentido uma intervenção em primeiros socorros que envolvesse crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)? Desenvolveu-se, assim, este trabalho tendo como objetivos: 1) Diagnosticar os conhecimentos sobre técnicas de socorrismo em diferentes situações de emergência, em crianças do 1º CEB; e 2) Conceber, implementar e avaliar um programa de educação em primeiros socorros, de forma lúdica e educativa, capaz de desenvolver nas crianças do 1º CEB competências e atitudes orientadas para a identificação de situações de emergência e respetivas técnicas de primeiros socorros. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o programa contemplou 4 sessões educativas subordinadas a diferentes temáticas em primeiros socorros, interligando a música e o brincar. Participaram 24 alunos/as do 3º ano do 1º CEB de uma escola da cidade de Coimbra. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, a recolha de imagens e um questionário, aplicado antes e após as sessões educativas, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Dos principais resultados destacam-se a valorização da formação em primeiros socorros, a qual permite saber identificar situações de emergência e conhecer manobras que podem salvar vidas, bem como o desenvolvimento da noção de que os primeiros socorros não servem apenas para a situação de emergência, mas também para prevenir esses acontecimentos. O estudo realizado reforça a perspetiva de que as crianças são recetivas a esta temática e aprendem, pelo que importa continuar a intervir na sua formação, em contexto escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203027175 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41164 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Primeiros Socorros | pt_PT |
dc.subject | Suporte Básico de Vida (SBV) | pt_PT |
dc.subject | Posição Lateral de Segurança (PLS) | pt_PT |
dc.subject | Manobra de Heimlich | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1