Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um dia aprendemos, no outro socorremos: princípios e técnicas de primeiros socorros no 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
KRISTIE_PEREIRA.pdf7.92 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A saúde e o bem-estar são prioridades e, portanto, devem ser valorizadas desde cedo. Por vezes, surgem situações inesperadas, para as quais devemos estar preparados/as e devidamente informados/as relativamente aos procedimentos a adotar. As crianças também são seres capazes de contribuir para ambientes mais seguros, nomeadamente, de perceber o que está a acontecer ou até mesmo saber como agir. Um acidente é sempre inesperado e pode ser grave, colocando em risco a vida, pelo que, “salvar uma vida” depende de uma resposta adequada e em tempo útil. Contudo, em Portugal a formação de jovens e adultos/as nesta área é ainda insuficiente, pelo que se reclamam mais intervenções didáticas. Considerando a relevância do tema e da sua abordagem na formação, questionámo-nos: Será que faria sentido uma intervenção em primeiros socorros que envolvesse crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)? Desenvolveu-se, assim, este trabalho tendo como objetivos: 1) Diagnosticar os conhecimentos sobre técnicas de socorrismo em diferentes situações de emergência, em crianças do 1º CEB; e 2) Conceber, implementar e avaliar um programa de educação em primeiros socorros, de forma lúdica e educativa, capaz de desenvolver nas crianças do 1º CEB competências e atitudes orientadas para a identificação de situações de emergência e respetivas técnicas de primeiros socorros. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o programa contemplou 4 sessões educativas subordinadas a diferentes temáticas em primeiros socorros, interligando a música e o brincar. Participaram 24 alunos/as do 3º ano do 1º CEB de uma escola da cidade de Coimbra. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação direta, a recolha de imagens e um questionário, aplicado antes e após as sessões educativas, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Dos principais resultados destacam-se a valorização da formação em primeiros socorros, a qual permite saber identificar situações de emergência e conhecer manobras que podem salvar vidas, bem como o desenvolvimento da noção de que os primeiros socorros não servem apenas para a situação de emergência, mas também para prevenir esses acontecimentos. O estudo realizado reforça a perspetiva de que as crianças são recetivas a esta temática e aprendem, pelo que importa continuar a intervir na sua formação, em contexto escolar

Description

Keywords

Primeiros Socorros Suporte Básico de Vida (SBV) Posição Lateral de Segurança (PLS) Manobra de Heimlich Ensino Básico 1º Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue