Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Trabalhar as Emoções na educação Pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Patrícia Franco.pdf2.6 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Relatório Final, inserida no 2º ano do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar. Foi escolhido o tema “Trabalhar as emoções na educação pré-escolar” por ser um tema de interesse pessoal, e pelas fragilidades detetadas no grupo relativamente às suas emoções, e à gestão das mesmas. Os principais objetivos deste projeto eram ajudar o grupo a compreender melhor as emoções, a geri-las da melhor forma, realizando atividades práticas para a concretização destes objetivos. A metodologia que foi utilizada neste relatório é de carácter qualitativo com o intuito de analisar os comportamentos, atitudes e compreender os problemas. Este trabalho apresenta características semelhantes a uma investigação-ação, em que a investigação tem como objetivo a melhoria da prática em vários campos da ação. A análise dos dados que foram recolhidos durante o processo permitiu observar a evolução das crianças com as atividades realizadas tendo em conta o tema das emoções, algo que será retratado ao longo deste relatório. As rotinas implementadas e atividades desenvolvidas implicaram não só o envolvimento das crianças, como também das respetivas famílias, que deram o seu contributo para enriquecer as reflexões semanais que eram feitas entre estagiária e crianças. No final de todo o projeto foi possível ver uma evolução positiva nas crianças, pois já falavam abertamente de cada emoção, conseguiam explicar-se bem, respeitavam-se mutuamente, relacionavam-se melhor uns com os outros e começaram a assumir responsabilidades.
The present report was developed within the course of Relatório Final, inserted in the second year of the master degree in Educação Pré-Escolar. It was chosen the theme “Emotions in pre-school” because i tis a topic of personal interest, and because of the weaknesses detected in the group regarding their emoticons, and their management. The main objectives of this project were help the group to better understand the emoticons of the group of children with whom I interned, to manage them in the best way, making practical activities to achieve those objectives. The methodology used in this report is qualitative in order to analyze behaviors, attitudes and understand problems. This work presents characteristics similar to an action-investigation, in which the investigation aims to improve practice in several fields of action. The analysis of the data that was collected during the process, allowed to observe the evolution of the children with the activities made, considering the theme of emoticons, something that will be portrayed throughout this report. The implemented routines and activities developed, involved not only the involvement of the children, but also of the respective families, that contributed to enrich the weekly reflections that were made between intern and children. At the end of the entire project it was possible to see a positive evolution in the children, as they spoke openly of each emotion, were able to explain themselves well, respected each other, related better with each other and started to assume responsibilities.

Description

Keywords

emoções, educação pré-escolar, desenvolvimento emocional, família emoticons, pre-school education, emotional development, family

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue