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Impactos organizacionais, informacionais e tecnológicos da implementação da Diretiva 2010/65/UE: uma proposta de solução nacional
| dc.contributor.advisor | Anunciação, Pedro | |
| dc.contributor.author | Pinto, Cláudio José | |
| dc.date.accessioned | 2016-12-13T11:14:31Z | |
| dc.date.available | 2016-12-13T11:14:31Z | |
| dc.date.issued | 2016-11 | |
| dc.description | Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sistemas de Informação Organizacionais | |
| dc.description.abstract | Ao longo da história da humanidade, os portos e o transporte marítimo sempre foram importantes pontos de contato entre os povos. O mar e o transporte marítimo foram os agentes tecnológicos que facilitaram o início do fenómeno da globalização tendo, à época dos descobrimentos, um papel tão importante como tem hoje a internet no aceleramento do mesmo. Hoje, os portos e o transporte marítimo são confrontados com novos desafios. Alterações tecnológicas, com particular destaque para a contentorização da carga, tiveram um impacto profundo no sector portuário, no transporte marítimo e nas cadeias logísticas, nos mais variados domínios. As tendências atuais no setor apontam para uma concorrência cada vez maior entre portos, obrigando-os a elevados padrões de eficiência e a uma maior integração com o seu hinterland. A crescente preocupação com as questões de segurança e de proteção ambiental são fatores adicionais que colocam enormes desafios aos portos e ao transporte marítimo. Os sistemas de informação têm um importante papel a desempenhar, oferecendo soluções de negócio capazes de gerar ganhos de eficiência e fatores de diferenciação face à concorrência e, por outro lado, apresentam-se como instrumentos estratégicos no auxílio à monitorização do transporte marítimo de pessoas e bens. Os portos nacionais têm acompanhado as tendências internacionais nesta área, destacando-se o desenvolvimento da Janela Única Portuária, plataforma tecnológica que implementa os conceitos de Port Community System e de Single Window. A União Europeia reconhece, na sua política para o sector, a importância dos sistemas de informação para a melhoria do desempenho dos portos da rede transeuropeia de transportes, promovendo um conjunto de iniciativas focadas na sua utilização, das quais se destaca a implementação da Diretiva 2010/65/UE. Esta Diretiva obriga à disponibilização de serviços eletrónicos de receção e tratamento dos atos declarativos necessários à entrada e saída de navios no espaço comunitário e, por outro lado, abre portas a uma futura harmonização na União Europeia desses mesmos serviços. Tendo por base o estudo do maior porto em Portugal, este trabalho pretende estudar os impactos organizacionais, informacionais e tecnológicos, associados à concretização dos objetivos da Diretiva, e apresentar uma proposta de solução associada à sua eventual implementação a nível nacional, que seja uma mais-valia do ponto de vista do negócio e da esfera das autoridades públicas, considerando e explorando a capacidade instalada, as boas práticas internacionais e as tendências tecnológicas atuais. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201607883 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16686 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais | |
| dc.subject | Diretiva 2015/65/UE | pt_PT |
| dc.subject | Informação | pt_PT |
| dc.subject | Interoperabilidade | pt_PT |
| dc.subject | Portos | pt_PT |
| dc.subject | Transporte Marítimo | pt_PT |
| dc.subject | Single Window | pt_PT |
| dc.title | Impactos organizacionais, informacionais e tecnológicos da implementação da Diretiva 2010/65/UE: uma proposta de solução nacional | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal |
