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Authors
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Abstract(s)
Ao longo da história da humanidade, os portos e o transporte marítimo sempre foram
importantes pontos de contato entre os povos. O mar e o transporte marítimo foram os agentes
tecnológicos que facilitaram o início do fenómeno da globalização tendo, à época dos
descobrimentos, um papel tão importante como tem hoje a internet no aceleramento do mesmo.
Hoje, os portos e o transporte marítimo são confrontados com novos desafios. Alterações
tecnológicas, com particular destaque para a contentorização da carga, tiveram um impacto
profundo no sector portuário, no transporte marítimo e nas cadeias logísticas, nos mais variados
domínios. As tendências atuais no setor apontam para uma concorrência cada vez maior entre
portos, obrigando-os a elevados padrões de eficiência e a uma maior integração com o seu
hinterland. A crescente preocupação com as questões de segurança e de proteção ambiental são
fatores adicionais que colocam enormes desafios aos portos e ao transporte marítimo. Os sistemas
de informação têm um importante papel a desempenhar, oferecendo soluções de negócio capazes
de gerar ganhos de eficiência e fatores de diferenciação face à concorrência e, por outro lado,
apresentam-se como instrumentos estratégicos no auxílio à monitorização do transporte marítimo
de pessoas e bens. Os portos nacionais têm acompanhado as tendências internacionais nesta área,
destacando-se o desenvolvimento da Janela Única Portuária, plataforma tecnológica que
implementa os conceitos de Port Community System e de Single Window. A União Europeia
reconhece, na sua política para o sector, a importância dos sistemas de informação para a melhoria
do desempenho dos portos da rede transeuropeia de transportes, promovendo um conjunto de
iniciativas focadas na sua utilização, das quais se destaca a implementação da Diretiva 2010/65/UE.
Esta Diretiva obriga à disponibilização de serviços eletrónicos de receção e tratamento dos atos
declarativos necessários à entrada e saída de navios no espaço comunitário e, por outro lado, abre
portas a uma futura harmonização na União Europeia desses mesmos serviços. Tendo por base o
estudo do maior porto em Portugal, este trabalho pretende estudar os impactos organizacionais,
informacionais e tecnológicos, associados à concretização dos objetivos da Diretiva, e apresentar
uma proposta de solução associada à sua eventual implementação a nível nacional, que seja uma
mais-valia do ponto de vista do negócio e da esfera das autoridades públicas, considerando e
explorando a capacidade instalada, as boas práticas internacionais e as tendências tecnológicas
atuais.
Description
Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do
grau de
Mestre em Sistemas de Informação Organizacionais
Keywords
Diretiva 2015/65/UE Informação Interoperabilidade Portos Transporte Marítimo Single Window
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
