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Condições laborais e riscos psicossociais nos docentes da ESCE/IPS

dc.contributor.advisorSantos, José Rebelo dos
dc.contributor.authorFonseca, Vera Mónica Ribeiro
dc.date.accessioned2025-03-19T16:24:10Z
dc.date.available2025-03-19T16:24:10Z
dc.date.issued2023-10-18
dc.description.abstractEste estudo surge no âmbito do Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, referindo-se a um estudo de caso numa organização de ensino, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Teve como objetivo analisar e caraterizar as condições laborais e a existência de exposição a riscos psicossociais nos docentes, de forma a perceber como estes percecionam o seu contexto laboral e sua envolvente, e como estes influenciam a sua segurança e saúde laboral. A temática dos riscos psicossociais, permite avaliar a existência de fatores desencadeantes existentes no “desenho” e procedimentos laborais. De modo a ser efetuado o levantamento dos dados, foram utilizadas as metodologias de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Através destas foi possível analisar fatores, em termos gerais, permitindo efetuar a ligação a potenciais fontes geradoras. Os resultados obtidos permitem concluir que a profissão de docentes, devido à sua complexidade e multiplicidade de tarefas, estão constantemente exposta a fatores potenciais causadores de riscos psicossociais.por
dc.description.abstractThis study comes within the scope of the master's degree in Safety and Hygiene at Work, referring to a case study in a educating organization, Escola Superior de Ciências Empresariais of the Instituto Politécnico of Setúbal. It aimed to analyse and characterize the working conditions and the existence of exposure to psychosocial risks in teachers, to understand how they perceive their work context and their surroundings, and how these influence their safety and occupational health. The theme of psychosocial risks allows to evaluate the existence of existing triggering factors in the design and work procedures. To collect the data, the methodologies of documentary research and semi-structured interviews were used. Through these it was possible to analysed factors, in general terms, allowing to make the connection to potential generating sources. The results obtained allow us to conclude that the teaching profession, due to its complexity and multiplicity of tasks, are constantly exposed to potential factors that cause psychosocial risks.eng
dc.identifier.tid203477790
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57350
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCondições laborais
dc.subjectRiscos psicossociais
dc.subjectExigência
dc.subjectWorking conditions
dc.subjectPsychosocial risks
dc.subjectDemand
dc.titleCondições laborais e riscos psicossociais nos docentes da ESCE/IPSpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Segurança e Higiene no Trabalho

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