Repository logo
 
Publication

A influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TER

dc.contributor.advisorMoura, Andreia Filipa Antunes, 1988-
dc.contributor.authorMarques, Mafalda Simões Gonçalves
dc.date.accessioned2018-11-09T12:03:29Z
dc.date.available2018-11-09T12:03:29Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de êxodo rural. O Turismo em Espaço Rural (TER) parece ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas, sendo uma atividade multidisciplinar que move consigo o desenvolvimento de diversas áreas. O seu desenvolvimento deverá articular os três pilares: comunidade, destino e turista. A experiência turística deverá ser holística, integradora e aspirar a passar ao campo do memorável, através do apelo aos cinco sentidos, promovendo o bem-estar do destino, da comunidade e surpreendendo o turista. A experiência turística poderá então beneficiar do recurso a processos criativos, de modo a despoletar diversas sensações no turista que a experimenta, enaltecendo os valores do património local através de experiências inovadoras, que no fundo são cocriadas entre a comunidade e o turista. A cocriação de experiências poderá então beneficiar da aplicação do processo de design thinking, que além de promover a importância do produto/serviço atender às reais necessidades do cliente, visa diminuir o erro através da execução de protótipos e testes antes de atingir o produto final. Também o design, enquanto disciplina, poderá ser um elemento que melhora as condições em que decorre a experiência. Deste modo, parece adequada a realização de um estudo que permita compreender a influência de elementos como a criatividade e o design, na criação de experiências turísticas em contexto de empreendimentos TER. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas realizadas a proprietários de empreendimentos TER, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, os empreendimentos TER poderão obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.pt_PT
dc.identifier.tid201988704pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24814
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo em Espaço Ruralpt_PT
dc.subjectExperiência Turisticapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectDesign Thinkingpt_PT
dc.titleA influência do design e da criatividade na experiência turística, no contexto de empreendimentos TERpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MAFALDA_MARQUES.pdf
Size:
3.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: