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Abstract(s)
As zonas rurais de Portugal enfrentam sérios problemas de êxodo rural. O Turismo em Espaço Rural (TER) parece ser um vínculo ao positivo desenvolvimento destas zonas, sendo uma atividade multidisciplinar que move consigo o desenvolvimento de diversas áreas. O seu desenvolvimento deverá articular os três pilares: comunidade, destino e turista. A experiência turística deverá ser holística, integradora e aspirar a passar ao campo do memorável, através do apelo aos cinco sentidos, promovendo o bem-estar do destino, da comunidade e surpreendendo o turista. A experiência turística poderá então beneficiar do recurso a processos criativos, de modo a despoletar diversas sensações no turista que a experimenta, enaltecendo os valores do património local através de experiências inovadoras, que no fundo são cocriadas entre a comunidade e o turista. A cocriação de experiências poderá então beneficiar da aplicação do processo de design thinking, que além de promover a importância do produto/serviço atender às reais necessidades do cliente, visa diminuir o erro através da execução de protótipos e testes antes de atingir o produto final. Também o design, enquanto disciplina, poderá ser um elemento que melhora as condições em que decorre a experiência. Deste modo, parece adequada a realização de um estudo que permita compreender a influência de elementos como a criatividade e o design, na criação de experiências turísticas em contexto de empreendimentos TER. Através de um estudo qualitativo que se baseou na análise de conteúdo de 13 entrevistas realizadas a proprietários de empreendimentos TER, foi possível apurar que, através do recurso à criatividade e ao design, os empreendimentos TER poderão obter resultados positivos ao nível da experiência oferecida ao hóspede.
Description
Keywords
Turismo em Espaço Rural Experiência Turistica Criatividade Design Thinking