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A aprendizagem da resolução de problemas através de práticas de ensino exploratório

dc.contributor.advisorMendes, Maria de Fátima
dc.contributor.authorSilva, Marta Costa
dc.date.accessioned2025-11-20T11:07:11Z
dc.date.available2025-11-20T11:07:11Z
dc.date.issued2025-07
dc.description.abstractO estudo centra-se no tema da aprendizagem da resolução de problemas, mais especificamente através da utilização de práticas de ensino exploratório e foi desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para este estudo foi definido como objetivo compreender como os alunos desenvolvem a capacidade de resolução de problemas a partir de práticas de ensino exploratório. Para este efeito, foram definidas duas questões orientadoras: •Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas? •Que desafios se colocam aos alunos durante a resolução de problemas e como são ultrapassados: (i)na fase de apresentação do problema; (ii)na fase de exploração autónoma; (iii)na fase de discussão coletiva das diferentes resoluções. A fundamentação teórica tem subjacente dois tópicos principais. O primeiro é a resolução de problemas, nomeadamente, o entendimento de problema, as etapas de resolução de problemas, as estratégias de resolução de problemas e a resolução de problemas nos documentos curriculares. O segundo tópico é o ensino exploratório, especificando como se caracteriza e as suas diversas fases. No que diz respeito à metodologia de investigação utilizada, esta foi de natureza qualitativa, tendo sido desenvolvida uma investigação sobre a prática. Para a recolha de dados foram utilizadas a observação participante e a recolha documental e, no que respeita à análise de dados, foi usada a análise de conteúdo. Este estudo decorreu quinzenalmente durante quatro semanas, uma manhã por semana. Foram propostos quatro problemas adaptados de outros autores e as aulas foram dinamizadas de acordo com uma abordagem exploratória. Os principais resultados obtidos no estudo indicam que os alunos recorreram a diversas estratégias de resolução de problemas, sendo a mais utilizada fazer tentativas e fazer esquemas/desenhos. Para além disso, evidenciou que os principais desafios (i) na fase de apresentação do problema foi a compreensão do enunciado, (ii) na fase de exploração autónoma foram estabelecer um plano, organizar o registo de resolução, encontrar regularidades e trabalhar em colaboração com os seus pares e (iii) na fase de discussão coletiva foi fazer as apresentações orais e justificar os raciocínios efetuados.por
dc.description.abstractThis study focuses on learning to solve problems, more specifically using exploratory teaching practices, and was carried out in a 4th grade class. The aim of this study was to understand how students develop their problem-solving skills through exploratory teaching practices. To this end, two guiding questions were defined: •What strategies do students use to solve problems? •What challenges do students face when solving problems and how do they overcome them? (i)in the problem presentation phase. (ii)in the autonomous exploration phase. (iii)in the phase of collective discussion of the different solutions. The theoretical foundation is based on two main topics. The first is problem solving, namely the understanding of a problem, the stages of problem-solving, problem-solving strategies and problem solving in curriculum documents. The second topic is exploratory teaching, specifying how it is characterized and its various phases. Regarding the research methodology used, it was of a qualitative nature, and an investigation into practice was carried out. Participant observation and document collection were used for data collection and content analysis was used for data analysis. This study took place every two weeks for four weeks, one morning a week. Four problems adapted from other authors were proposed and the classes were organized according to an exploratory approach. The main results obtained in the study indicate that the students used a variety of problem-solving strategies, the most used being making attempts and drawing diagrams. In addition, it showed that the main challenges (i) in the task presentation phase were understanding the statement, (ii) in the autonomous exploration phase were establishing a plan, organizing the resolution record, finding regularities and working collaboratively with their peers, and (iii) in the collective discussion phase were making oral presentations and justifying their reasoning.eng
dc.identifier.tid204044600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59885
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectResolução de problemas
dc.subjectEstratégias de resolução de problemas
dc.subjectEnsino exploratório
dc.subjectFases do ensino exploratório
dc.subjectProblem solving
dc.subjectProblem-solving strategies
dc.subjectExploratory teaching
dc.subjectPhases of exploratory teaching
dc.titleA aprendizagem da resolução de problemas através de práticas de ensino exploratóriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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