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Os efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorBeleza, Pedro
dc.date.accessioned2023-02-11T14:06:28Z
dc.date.available2023-02-11T14:06:28Z
dc.date.issued2023-01-09
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio tem como principal propósito retratar acerca do Estágio Professional inserido no 2º ano de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituo Piaget de Almada. Desta forma, este relatório abordará de forma crítica e fundamentada todo este processo de aprendizagem e ensino realizado ao longo do ano letivo de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I - Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas, a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III - Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no Desporto Escolar, Direção de Turma e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, que remete para a elaboração de um estudo científico intitulando-se “Os Efeitos da Ameaça de estereótipo de Género na Aprendizagem Motora de Futebol na Educação Física”. A amostra do estudo de investigação foi constituída por 38 estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, do 10º e 11º ano de uma escola secundária em Faro, tendo estes sido distribuídos aleatoriamente em três grupos: Estereótipo Positivo (8♀ e 5♂), Estereótipo Negativo (9♀ e 4♂) e Controlo (7♀ e 5♂). A todos os participantes foi aplicado um teste de retenção (Heidrich, 2013), que consistiu em percorrer um percurso em drible com a bola controlada. Cada participante dispôs de quinze tentativas para a realização da tarefa (sete na fase de aquisição e cinco na fase de retenção). Antes do momento da prática, os participantes receberam instruções acerca da tarefa, que a descrevia como envolvendo habilidades agilidade e coordenação, onde as mulheres têm um desempenho melhor que os homens (Grupo Estereótipo Positivo – GEP), ou como envolvendo habilidades de força e potência, onde os homens têm um desempenho melhor que as mulheres (Grupo Estereótipo Negativo – GEN). Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de Estereótipo Positivo, Estereótipo Negativo e Controlo. Porém, no género masculino, observou-se uma melhoria no desempenho ao longo da prática na fase aquisição e retenção. Neste sentido, é possível concluir a não existência da influência da ameaça de estereótipo no desempenho motor da tarefa de futebol no género feminino nas aulas de Educação Física, bem como uma melhoria no desempenho motor da tarefa, por parte do género masculino, independentemente do estereótipo, durante a fase de aquisição e retenção.pt_PT
dc.identifier.tid203218000pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43789
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectEstereótipo de géneropt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.titleOs efeitos da ameaça de estereótipo de género na aprendizagem motora de futebol na educação físicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

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