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Abstract(s)
O Relatório Final de Estágio tem como principal propósito retratar acerca do Estágio
Professional inserido no 2º ano de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e
Secundário do Instituo Piaget de Almada. Desta forma, este relatório abordará de forma crítica
e fundamentada todo este processo de aprendizagem e ensino realizado ao longo do ano letivo
de 2021/2022. O relatório estará dividido em quatro dimensões, nomeadamente a Dimensão I
- Profissional Social e Ética, que aborda os objetivos do professor de Educação Física nas aulas,
a Dimensão II - Desenvolvimento do Ensino e Da Aprendizagem, focada no planeamento das
aulas, no processo de avaliação e na relação entre professor e aluno, a Dimensão III -
Participação na Escola em Relação com a Comunidade, que elucida sobre o trabalho feito no
Desporto Escolar, Direção de Turma e outras atividades da Escola, e, por último, a Dimensão IV
– Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, que remete para a elaboração de um estudo
científico intitulando-se “Os Efeitos da Ameaça de estereótipo de Género na Aprendizagem
Motora de Futebol na Educação Física”. A amostra do estudo de investigação foi constituída por
38 estudantes, com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, do 10º e 11º ano de uma
escola secundária em Faro, tendo estes sido distribuídos aleatoriamente em três grupos:
Estereótipo Positivo (8♀ e 5♂), Estereótipo Negativo (9♀ e 4♂) e Controlo (7♀ e 5♂). A
todos os participantes foi aplicado um teste de retenção (Heidrich, 2013), que consistiu em
percorrer um percurso em drible com a bola controlada. Cada participante dispôs de quinze
tentativas para a realização da tarefa (sete na fase de aquisição e cinco na fase de retenção).
Antes do momento da prática, os participantes receberam instruções acerca da tarefa, que a
descrevia como envolvendo habilidades agilidade e coordenação, onde as mulheres têm um
desempenho melhor que os homens (Grupo Estereótipo Positivo – GEP), ou como envolvendo
habilidades de força e potência, onde os homens têm um desempenho melhor que as mulheres
(Grupo Estereótipo Negativo – GEN). Os resultados não demonstraram diferenças
estatisticamente significativas entre os grupos de Estereótipo Positivo, Estereótipo Negativo e
Controlo. Porém, no género masculino, observou-se uma melhoria no desempenho ao longo da
prática na fase aquisição e retenção. Neste sentido, é possível concluir a não existência da
influência da ameaça de estereótipo no desempenho motor da tarefa de futebol no género
feminino nas aulas de Educação Física, bem como uma melhoria no desempenho motor da
tarefa, por parte do género masculino, independentemente do estereótipo, durante a fase de
aquisição e retenção.
Description
Keywords
Educação física Estágio Reflexão Estereótipo de género Futebol