Repository logo
 
Publication

Uma janela aberta para o mundo: aprender através do brincar heurístico

dc.contributor.advisorMarchão, Amélia
dc.contributor.authorCabaço, Cátia Sofia Santos
dc.date.accessioned2022-05-11T12:34:54Z
dc.date.available2022-05-11T12:34:54Z
dc.date.issued2022-05-02
dc.description.abstractO presente relatório descreve as experiências vividas em contexto de Creche e Jardim de Infância, na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A partir da Investigação-Ação, refletimos sobre as práticas pedagógicas que propiciam o brincar heurístico, relevando a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. A Investigação-Ação teve como foco as ações educativas centradas no brincar, sendo que as crianças foram colocadas em “confronto” com diferentes situações, materiais e brincadeiras. Assume-se que com as diferentes formas de brincadeira as crianças se desenvolvem e aprendem, constroem novas aprendizagens e competências. Este tipo de intervenção nos contextos educativos caracterizou-se pela reflexão e análise das ações educativo-pedagógicas desenvolvidas sobre os dados recolhidos, permitindo que o desenvolvimento das ações dentro da sala se ajustasse às necessidades das crianças, ao longo das várias semanas de intervenção. Conclui-se que a criança deve participar ativamente no processo educativo e que o adulto, na sua prática educativa, deve intencionalizar o brincar, promover a brincadeira, incluindo o brincar heurístico.pt_PT
dc.description.abstractThe present report describes the path lived and experienced in the context of Day Care and Kindergarten, during the Supervised Teaching Practice of the Master's in Pre-School Education. From the Research-Action, we reflect about educational practices that value education and learning through heuristic play, and promote play in new ways of learning through the play. The Action-Investigation focusing on centered educational actions of play, the children being placed in “confrontation” with diferent situations, materials and play. It is assumed that with different forms of play as children develop and learn, build new learning and skills. This type of intervention in the educational characters is up by the reflection and analysis of the pedagogical education of the children developed along the actions that allow the context of the children developed, throughout the actions of the room of adjustments within the children. Its concluded that the child must be actively participate in the education process, and that the adult, in his educational practice, must intentionally play, promote a game including heuristic play.pt_PT
dc.identifier.tid203007468pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40501
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectBrincar Heurísticopt_PT
dc.subjectAprenderpt_PT
dc.subjectPre-School Educationpt_PT
dc.subjectDaycare Centerpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectHeuristic Playpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleUma janela aberta para o mundo: aprender através do brincar heurísticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cátia Cabaço_ Dissertação de Mestrado_Final.pdf
Size:
3.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format