Repository logo
 
Publication

Interdisciplinaridade e alimentação saudável: uma intervenção pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCruz, Carlos
dc.contributor.advisorAlmeida, Fernando
dc.contributor.authorMatos, Cristina
dc.date.accessioned2017-12-11T11:53:08Z
dc.date.available2017-12-11T11:53:08Z
dc.date.issued2017-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Relatório do Projeto de Investigação
dc.description.abstractO presente relatório apresenta uma investigação realizada em contexto de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais propriamente numa turma de 4.º ano numa escola Básica de Setúbal. Esta investigação insere-se numa abordagem qualitativa e os procedimentos usados no seu decurso enquadraram-se numa investigação sobre a prática. Tem como objetivos a apresentação, a análise e a interpretação de todo o desenvolvimento do projeto, incidindo na interação e na implicação dos seus participantes, bem como nos resultados obtidos. Assim, este relatório narra e reflete sobre uma intervenção pedagógica centrada na abordagem interdisciplinar das diferentes áreas curriculares, a partir da qual se lecionaram vários conteúdos programáticos em articulação e/ou a partir de conteúdos relacionados com a alimentação saudável, de modo a que os alunos adotassem hábitos alimentares saudáveis. Todas as tarefas desenvolvidas no âmbito deste projeto procuraram alcançar os vários objetivos das diferentes áreas curriculares e, ao mesmo tempo, ultrapassar a fragmentação disciplinar presente na estrutura do programa do 1º do Ensino Básico. As várias dinâmicas de trabalho adotadas implicaram o envolvimento ativo dos alunos em todo o processo de (auto)construção do saber. Com este projeto verificou-se que é possível através de uma abordagem interdisciplinar consciencializar os alunos para a problemática da alimentação saudável, desenvolvendo ao mesmo tempo aprendizagens em todas áreas curriculares.pt_PT
dc.description.abstractThis report is about the investigation made during an internship on primary education, on a 4th year class on a primary school in Setubal. This investigation has a qualitative approach, and the methods used, are based on a practical investigation methodology. Its objectives are the presentation, analysis and interpretation from the development of the project, focused on the interaction and implication of its participants, as well on the obtained results. This report describes and reflects about a pedagogical intervention, centered on an interdisciplinary approach, on the different curricular areas, from which were taught multiple program contents and where were highlighted multiple articulations with diet, to raise awareness for students to a healthy one. All the tasks done for this project sought multiple objectives from different curricular areas, and, at the same time, surpass the existent disciplinary fragmentation existent on primary education. This work dynamics allowed too the engagement from the students, in all the process of building/auto-building the knowledge. With this project it was proved that is possible, with and interdisciplinary approach, to raise awareness on students for the concerns with a healthy diet, while developing and improving the knowledge in all other curricular areas.pt_PT
dc.identifier.tid201827425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19645
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectAlimentação saudávelpt_PT
dc.subjectProjeto interdisciplinarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectHealthy Dietpt_PT
dc.subjectInterdisciplinary projectpt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.titleInterdisciplinaridade e alimentação saudável: uma intervenção pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto de investigação Cristina Matos.pdf
Size:
7.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: