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Desenvolvimento e implementação online de um Minor internacional em cuidados agudos

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Introdução: Para ir ao encontro das necessidades da sociedade, os estudantes de Fisioterapia devem ter competências para intervir em condições e contextos agudos, ao longo do ciclo de vida dos seus utentes. A promoção de conhecimento e competências necessárias para intervir nestes contextos expande suas capacidades do nível de entrada na profissão, bem como os prepara para intervir em contextos emergentes (COVID-19). Objetivos: Desde 2015, a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (Portugal) e a Hanze University of Applied Sciences (Países Baixos), desenvolvem em parceria um Minor em Cuidados Agudos, com o objetivo de atender à contínua necessidade da comunidade para que o Fisioterapeuta possa prestar assistência a esta categoria de utentes. O Minor utiliza ainda as oportunidades proporcionadas pelo programa ERASMUS+, nomeadamente na facilitação de mobilidade de alunos e professores para participação no mesmo. Metodologia: O conteúdo do Minor foi desenvolvido utilizando os descritores internacionais de competências do Fisioterapeuta em Cuidados Agudos. As estratégias pedagógicas e de avaliação foram escolhidas para refletir as competências a serem alcançadas; com um forte foco na aprendizagem ativa. No contexto pandémico do ano letivo de 2020-2021 a atividade decorreu integralmente online utilizando estratégias assíncronas e síncronas. Resultados: Ao final da edição do Minor, os alunos responderam a um questionário online sobre aspetos administrativos e pedagógicos. Os dados revelaram uma opinião muito favorável em relação aos temas discutidos (80% concordo totalmente), abordagens pedagógicas utilizadas, como atividades online (90% concordo / concordo totalmente), apoio ao professor (90% Concorda / Concordo totalmente). Os alunos ficaram satisfeitos com adaptação do Minor ao contexto pandémico, permitindo-lhes ainda obter as competências necessárias para trabalhar com esta tipologia de utentes. Conclusões: Baseado nas respostas positivas dos alunos, consideramos que a implementação foi bem-sucedida. Os próximos passos são integrar metodologias de aprendizagem híbridas e alargar a participação de mais alunos e professores de outras instituições internacionais. Consideramos ainda que promover as competências e conhecimentos necessários para trabalhar em cuidados agudos vai de encontro à crescente necessidade por profissionais capazes de trabalhar neste contexto, nomeadamente no contexto da pandemia COVID-19.

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