| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 3.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o desuso dos sistemas tradicionais de gestão baseados somente em
indicadores financeiros o BSC torna-se uma ferramenta de gestão fundamental numa
economia marcada pela grande competitividade empresarial. O BSC através de
objetivos, indicadores, metas, mapa estratégico e iniciativas proporciona aos órgãos de
gestão o apoio na monitorização da estratégia e no processo da tomada de decisões.
O presente trabalho tem como objetivo primordial a elaboração e aplicação da
metodologia BSC para o concessionário Automóveis do Mondego. Para a elaboração do
presente trabalho, foi essencial numa fase inicial entender o bem o conceito do BSC
através da revisão literária para posterior aplicação.
Para a aplicação do BSC na empresa foi fundamental as entrevistas realizadas
aos principais responsáveis por cada de departamento, no sentido de definir metas e
objetivos, assim como as iniciativas mais indicadas para a organização. As tarefas
realizadas no estágio também permitiram identificar certas lacunas na organização, que
através do mapa estratégico se tornaram percetíveis.
O presente trabalho permitiu constatar que o BSC é benéfico para a AM, na
medida em que apoia nas definições da estratégia, permitindo o constante alinhamento
da estratégia e facilitando no processo da tomada de decisão.
Description
Keywords
BSC Estratégia Mapa estratégico Tomada de decisões
