Publication
A importância do jogo no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.author | Santos, Mariana Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T13:11:04Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T13:11:04Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente relatório decorre no âmbito da unidade curricular Prática Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo irá apresentar, analisar e refletir criticamente sobre a importância dos jogos no 1º Ciclo do Ensino Básico, com base num referencial teórico que sustenta todo o trabalho desenvolvido. A prática pedagógica realizada decorreu entre o mês de outubro de 2016 e junho de 2017, onde tivemos a oportunidade de explorar atividades lúdicas, nas diversas áreas curriculares, criando um ambiente rico em aprendizagem, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Para compreender as perspetivas dos/as professores/as do 2º ano sobre esta temática, foram realizadas entrevistas, com o intuito de recolher os testemunhos sobre a utilização do lúdico na prática letiva diária dos/as docentes e a valorização da sua importância. Deste modo, averiguámos que estes consideram importante a utilização dessa prática e que, os jogos proporcionam experiências significativas. No entanto, a utilização do lúdico não é muito frequente e é visto, muitas vezes, como um meio de entretenimento e sem qualquer função pedagógica. Através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática e dos testemunhos das crianças, tomámos ainda mais consciência do potencial do lúdico como recurso. Compreendemos que este método favorece aprendizagens dinâmicas e estimulantes, levando à apreensão e consolidação de conteúdos, bem como um ambiente em sala de aula muito mais interativo e prazeroso, permitindo assim, a partilha de momentos integradores, motivação e criação de laços entre pares. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962063 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23912 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.subject | Experiências Significativas | pt_PT |
dc.subject | Potencial Lúdico | pt_PT |
dc.subject | Partilha | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_PT |
dc.title | A importância do jogo no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |