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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório decorre no âmbito da unidade curricular Prática
Educativa e tem como finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo irá apresentar, analisar e
refletir criticamente sobre a importância dos jogos no 1º Ciclo do Ensino Básico, com
base num referencial teórico que sustenta todo o trabalho desenvolvido.
A prática pedagógica realizada decorreu entre o mês de outubro de 2016 e junho
de 2017, onde tivemos a oportunidade de explorar atividades lúdicas, nas diversas áreas
curriculares, criando um ambiente rico em aprendizagem, com um grupo de 25 crianças,
com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos.
Para compreender as perspetivas dos/as professores/as do 2º ano sobre esta
temática, foram realizadas entrevistas, com o intuito de recolher os testemunhos sobre a
utilização do lúdico na prática letiva diária dos/as docentes e a valorização da sua
importância. Deste modo, averiguámos que estes consideram importante a utilização
dessa prática e que, os jogos proporcionam experiências significativas. No entanto, a
utilização do lúdico não é muito frequente e é visto, muitas vezes, como um meio de
entretenimento e sem qualquer função pedagógica.
Através das intervenções que tivemos oportunidade de colocar em prática e dos
testemunhos das crianças, tomámos ainda mais consciência do potencial do lúdico como
recurso. Compreendemos que este método favorece aprendizagens dinâmicas e
estimulantes, levando à apreensão e consolidação de conteúdos, bem como um ambiente
em sala de aula muito mais interativo e prazeroso, permitindo assim, a partilha de
momentos integradores, motivação e criação de laços entre pares.
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Keywords
Jogos Experiências Significativas Potencial Lúdico Partilha Motivação Práticas Pedagógicas