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Abstract(s)
Esta dissertação analisa o reconhecimento das competências académicas
adquiridas pelos Oficias do Exército de Moçambique e o seu impacto no desempenho,
motivação e progressão na carreira militar. Baseando-se numa metodologia mista e
raciocínio abdutivo, aplicaram-se questionários a 86 Oficiais em serviço ativo nas Forças
Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), complementadas por entrevistas
semiestruturadas a três Oficiais com funções de comando.
Este estudo permitiu avaliar as perceções dos Oficiais sobre a utilidade prática da sua
formação académica, a existência (ou ausência) de mecanismos institucionais de
reconhecimento, e o impacto do reconhecimento das competências académicas na satisfação
profissional. Os resultados evidenciam que, embora os Oficiais reconheçam a importância
da formação académica para o desempenho funcional, percebem limitações nos mecanismos
institucionais de valorização, caracterizadas pela ausência de políticas de incentivo, critérios
transparentes e reconhecimento formal nas promoções. Ainda assim, verifica-se forte
predisposição para continuar a investir na formação desde que existam incentivos
adequados.
Conclui-se que a integração da qualificação nos critérios de promoção, a criação
de subsídios específicos e o desenvolvimento de um sistema organizacional de
reconhecimento alinhado às exigências operacionais das FADM podem aumentar a
motivação e a retenção de talentos.
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Keywords
Reconhecimento de Competências Académicas Formação Académica Gestão de Carreira satisfação profissional ISEDEF.
Pedagogical Context
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