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Reconhecimento das Competências Académicas

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Esta dissertação analisa o reconhecimento das competências académicas adquiridas pelos Oficias do Exército de Moçambique e o seu impacto no desempenho, motivação e progressão na carreira militar. Baseando-se numa metodologia mista e raciocínio abdutivo, aplicaram-se questionários a 86 Oficiais em serviço ativo nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), complementadas por entrevistas semiestruturadas a três Oficiais com funções de comando. Este estudo permitiu avaliar as perceções dos Oficiais sobre a utilidade prática da sua formação académica, a existência (ou ausência) de mecanismos institucionais de reconhecimento, e o impacto do reconhecimento das competências académicas na satisfação profissional. Os resultados evidenciam que, embora os Oficiais reconheçam a importância da formação académica para o desempenho funcional, percebem limitações nos mecanismos institucionais de valorização, caracterizadas pela ausência de políticas de incentivo, critérios transparentes e reconhecimento formal nas promoções. Ainda assim, verifica-se forte predisposição para continuar a investir na formação desde que existam incentivos adequados. Conclui-se que a integração da qualificação nos critérios de promoção, a criação de subsídios específicos e o desenvolvimento de um sistema organizacional de reconhecimento alinhado às exigências operacionais das FADM podem aumentar a motivação e a retenção de talentos.

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Keywords

Reconhecimento de Competências Académicas Formação Académica Gestão de Carreira satisfação profissional ISEDEF.

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