Repository logo
 
Publication

Escrita colaborativa e trabalho de texto: um estudo numa turma de 4.º ano

dc.contributor.advisorCosta, Ana Luísa
dc.contributor.authorMarques, Ana Teresa Guerreiro
dc.date.accessioned2025-01-20T12:21:47Z
dc.date.available2025-01-20T12:21:47Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractO presente relatório de investigação tem como finalidade apresentar uma descrição reflexiva, estruturada e fundamentada da minha prática pedagógica, desenvolvida no contexto de estágio enquanto professora e investigadora. Este estudo foi realizado no decorrer da unidade curricular de Estágio IV, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo sido implementado numa turma de 4.º ano, numa escola do concelho de Almada, no distrito de Setúbal. O estudo intitulado de “Escrita colaborativa e ‘Trabalho de Texto’: um estudo numa turma de 4.º ano” teve como objetivos: (1) Compreender de que forma o Trabalho de Texto desenvolve competências de escrita de crianças de 4.º ano; (2) Caracterizar a atividade metalinguística em tarefas colaborativas de revisão de texto; (3) Perceber o grau de consciência das crianças face à importância da etapa de revisão. Com base nestes objetivos, elaboraram-se as seguintes questões de investigação: (i) De que forma o Trabalho de Texto possibilita o desenvolvimento da escrita?; (ii) Que tipo de verbalizações metalinguísticas surgem das interações das crianças em tarefas de revisão de texto?; (iii) Qual a perceção dos alunos relativamente à importância da revisão de texto e às aprendizagens realizadas ao longo do projeto? Para a concretização deste estudo foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na recolha de dados a partir das atividades dinamizadas ao longo da intervenção, principalmente através da observação participante, recorrendo a gravações das interações dos alunos, recolha documental, inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista. Com os dados analisados é possível afirmar que a revisão de texto colaborativa contribuiu, em geral, para o aperfeiçoamento das narrativas, tendo-se registado verbalizações metalinguísticas espontâneas sobre sintaxe e ortografia durante as interações estabelecidas entre os pares de trabalho. Para além disso, compreendeu-se que os alunos consideram a etapa de revisão de texto como crucial para o aperfeiçoamento dos seus textos e para o desenvolvimento das suas competências de escrita.pt_PT
dc.description.abstractThis research report aims to present a reflective, structured, and reasoned account of my pedagogical practice, developed in the context of my internship both as a teacher and researcher. This study was carried out during the course of Internship IV, part of the Master's programme in Pre-School Education and Primary School Teaching, and was implemented in a 4th grade class in a school in the municipality of Almada, in the district of Setúbal. The study entitled Collaborative writing and “Text Work”: a study in a 4th grade class had the following objectives: (1) To understand how Text Work develops the writing skills of 4th grade children; (2) To characterise metalinguistic activity in collaborative text revision tasks; (3) To understand the children's level of awareness of the importance of the revision stage. Based on these objectives, the following research questions were developed: (i) How does Text Work enable the development of writing; (ii) What kind of metalinguistic verbalisations emerge from the children's interactions in text revision tasks; (3) What is the students' perception of the importance of text revision and the learning that took place during the project? To carry out this study, a qualitative methodology was adopted, based on collecting data from the activities carried out during the intervention, mainly through participant observation, using recordings of the students' interactions, documentary collection, questionnaire surveys and interview surveys. From the data analysed, it can be said that collaborative text revision generally contributed to the improvement of the narratives, with spontaneous metalinguistic verbalisations on syntax and spelling being recorded during the interactions established between the working pairs. In addition, it was realised that the students consider the proofreading stage to be crucial for improving their texts and developing their writing skills.pt_PT
dc.identifier.tid203783360pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53923
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscrita Colaborativapt_PT
dc.subjectTrabalho de Textopt_PT
dc.subjectInteração Sociodiscursivapt_PT
dc.subjectAtividade Metalinguísticapt_PT
dc.subjectCollaborative Writingpt_PT
dc.subjectText Workpt_PT
dc.subjectSociodiscursive Interactionpt_PT
dc.subjectMetalinguistic Activitypt_PT
dc.titleEscrita colaborativa e trabalho de texto: um estudo numa turma de 4.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ESCRITA COLABORATIVA E TRABALHO DE TEXTO UM ESTUDO NUMA TURMA DE 4.º ANO-VF.pdf
Size:
25.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: